08 abril 2017

Como funcionam os trabalhos na Irlanda - horas e pagamentos

Talvez você já tenha ouvido falar, talvez não, mas vou apresentar para vocês como funcionam a maioria dos trabalhos em Dublin.

Se no Brasil trabalhamos de segunda a sexta suas 44 horas semanas, e no final do mês sempre temos salário garantido, aqui na Irlanda não é assim. Explico: aqui todas semana é feito um roster (escala) das horas que você vai fazer. Ou seja, pode ser que você trabalhe 20 horas, pode ser que você trabalhe 15, ou 25, enfim, depende da semana.

Então seu salário varia muito. Eles pagam por semana ou a cada 15 dias de acordo com as horas que você trabalhou. Cleaner, housekeeper, kitchen porter, waitress, floor staffs, chefs, childminders... todos funcionam assim.

Se o lugar que você trabalha estiver movimentado, você terá mais horas, se for uma época do ano meio morta, segura na mão de Deus e se prepara porque você vai fazer menos horas do que o habitual.


Alguns lugares respeitam as regras e estudantes não ganham mais de 20 horas semanais, mas outros não. Conheço bastante gente que faz mais horas que o permitido e eles não estão nem aí.

O problema desse sistema é que às vezes você pode ficar sem dinheiro de uma hora para a outra porque o lugar que você trabalha resolve cortar as horas da galera.

Isso tem acontecido comigo, por isso esse post, meio que um desabafo. Cortaram minhas horas justamente no mês em que eu preciso renovar meu visto e estou passando uns apertos. Tenho dois trabalhos para não acontecer esse tipo de coisa e me cortaram as horas nos dois ao mesmo tempo.


Inferno astral? Época ruim mesmo? Não sabemos, mas estou aqui torcendo para essa fase negra passar e o verão chegar trazendo o movimento de volta.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!