21 fevereiro 2016

Terminei meu curso na Erin School of English e não recomendo


Depois de 25 semanas de aula (na verdade foram 24), terminou meu curso na Erin School of English. Iniciei no dia 10 de agosto de 2015 e terminei em 19 de fevereiro de 2016.

No total foram 10 professores, 4 turmas diferentes, 2 níveis, muitos pessoas legais e novas em todas as turmas.

Retrospectiva
Quando fiz o teste online, caí no Upper-Intermediate. Entrei na sala, o professor me fez duas perguntas, saiu e voltou com a recepcionista que me levou para outra turma sem me explicar nada. Depois me disse que provavelmente eu era boa em gramática, mas talvez não conseguiria acompanhar a turma. Achei até bom ir primeiro para o Intermediate, pois cheguei muito travada em Dublin.

Fiquei 7 semanas estudando nessa turma de Intermediate no turno da tarde, depois pedi para mudar para a manhã quando consegui um trabalho. Tive que pagar €20 por isso e esperar abrir vaga para conseguir trocar. Neste período tive 3 professores, um deles foi substituto, mas aprendemos com ele em 2 dias o que não aprendemos com os outros professores desde que começamos.

Depois fiquei mais 6 semanas na turma da manhã do Intermediate, foi o período menos bagunçado que passei. Usávamos livros e o professor era bom.

Quando subi para o Upper-Intermediate, a professora não era tão boa, mas o nível da sala era melhor então achei que meu inglês deu uma boa evoluída. O professora faltou algumas vezes por motivo de saúde sem avisar ninguém, eles pegavam o attendence e nos mandavam embora. No final do ano ela avisou que talvez iria fazer um curso e não voltaria mais a dar aula na Erin por um período.

A escola mudou a localização sem avisar ninguém e agora fica na Dame Street. Iniciamos o ano com outra professora bem inferior, muito perdida, não sabia explicar direito... ela era esforçada, mas estava difícil.

Por conta do meu trabalho, nas 3 últimas semanas me mudaram para o prédio antigo em D1, pois eu não conseguia chegar a tempo na Dame Street. Era uma turma nova do Upper e foi um caos, no primeiro dia tive aula com o diretor porque eles não tinham professor, nesse período não tivemos aula porque estávamos sem professor 2 dias, em outra ocasião nos deram um teste e em 3 semanas tivemos 4 professores diferente. Fica difícil aprender alguma coisa porque não tem uma sequência, cada professor entra perdido sem saber o que fazer. Na última sexta em que meu curso acabou, foi um alívio.

PORQUE NÃO RECOMENDO

1. Sequência
Nenhuma turma que passei, nenhum professor, nenhum nível tem uma sequência, Vi vários conteúdos várias vezes, e várias coisas que sempre pedíamos eles nunca passavam. Se você faz um curso no Brasil, ele tem começo, meio e fim. Aqui não! Você entra em uma turma que já está ali e cada professor passa o que quer, eles não tem um conteúdo a seguir. A falta de sequência foi a pior parte para mim, acredito que é essencial para uma boa evolução no inglês. É uma bagunça.

2. Falta de material
A escola até tem livros para comprar, mas como eles são caros e a própria escola não segue uma sequência de ensino, não vale a pena. Perguntei para uma das minhas professores qual livro ela me indicava comprar e ela disse `nenhum, porque eu uso 3 livros diferentes´. Fica difícil. Os professores entregam os livros para usarmos durante a aula e depois recolher, mas são poucos livros, já tivemos que dividir 6 livros em 15 pessoas! Muitas vezes tínhamos que tirar foto com o celular da página para conseguir acompanhar.

3. 98% de brasileiros
Tivemos 1 russa na minha primeira turma do Upper-Intermediate, depois das férias de final de ano entrou uma coreana e nas últimas 3 semanas que estudei no prédio antigo, 2 russas. De resto, todos brasileiros. Português em todos os lugares da escola, corredor, banheiro, intervalo, etc. Por que isso faz diferença? Porque se você não tiver amigos gringos, só vai falar português aqui em Dublin. Já falei sobre isso nos posts sobre a evolução do meu inglês e sobre os pubs conversations.

4. Recepção
Sempre tive uma relação boa com a recepcionista que todos detestam, até mudar de emprego e começar a chegar atrasada, aí ela me marcou. No último episódio, eu cheguei 5 minutos além do permitido morrendo depois de pedalar 8 quilômetros contra o vento, a professora ia me deixar entrar, mas a recepcionista viu e não deixou. Eu CHOREI pra ela porque fiz o maior esforço pra conseguir chegar e por conta dessa falta, terminei o curso com 84%. Sempre cuidei ao máximo das minhas faltas para terminar o curso com o attendence exigido pela imigração, quem já está aqui em Dublin sabe o quanto é cansativo muitas vezes conciliar escola e trabalho. Mandar a gente pra casa porque não tem professor ok, mas não tem conversa quando você precisa de uma exceção. Várias pessoas saíam até meia hora antes por causa do trabalho, porque eu não podia chegar 20 minutos depois? O que vale para um não deveria valer para todos? Enfim, passou, mas acho injusto.

5. Nivelamento
Vi pessoas com um nível muito mais alto de inglês estudando em níveis inferiores, e o contrário também. Porque o que importa não é o nível da pessoa e sim se tem vaga nas salas.

6. Bagunça
Em resumo é uma bagunça, só quem já estudou lá sabe. Eu me arrependo sim de ter escolhido a Erin, por R$1.500,00 a mais eu ia pra outra escola muito melhor. Acabou sendo uma economia burra. Eu pretendo renovar, e vou fazer de tudo pra juntar um dinheiro legal e renovar com uma escola melhor.

Eu recebo várias mensagens de pessoas perguntando sobre a Erin, aqui está todo o resumo. Se eu tivesse no Brasil ainda e pudesse mudar algo no meu intercâmbio, seria a escola. Espero ter ajudado, se eu lembrar de mais algum detalhe atualizo o post depois.

Lembrando que essa é minha experiência pessoal, pode ser que você conheça alguém que estudou e gostou da escola. Cada um, cada um.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

39 comentários:

  1. Talita, acompanho teu blog desde antes de você embarcar e chega tomei um susto quando você vi o título dizendo que terminou o curso. Passou muito rápido (pelo menos de longe)!
    Espero que dê tudo certo para você. Muito boa sorte nessa nova etapa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lara, passou voando mesmo!
      Muito obrigada pela visita, volte sempre!
      Beijoss

      Excluir
  2. Nossa Talita, e eu quase fechei meu intercâmbio com a Erin. Pois é a escola mais barata que a Egali oferece. Mas havia lido algumas coisas e só coisas ruins sobre ela. E a proposta da Egali boa. Isso é o que complica. Mas fechei na sexta com outra agência e outra escola. Espero que seja melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Angélica, também qause fechei a Erin na egali, mas agora estou em busca de outras escolas. Qual agência e qual escola vc fechou?

      Excluir
    2. Eu fechei com essa escola pela Egali, porque era o que eu podia pagar na época, senão eu teria escolhido outra escola.

      Excluir
    3. Giulhiene, eu fechei com a Estudar no Exterior, meu contato é o Roberto Pereira e super indico. A escola é a DCAS, por ser mais barata, tb tem algumas deficiências, mas optei por ela, pois achei a agência flexível e sem valores "fechados".

      Excluir
    4. Legal Angélica, boa sorte! Minha flatmate estuda na DCAS e adora!
      Obrigada pela visita pessoal, beijos!

      Excluir
    5. Ei Meninas, Angelica quando tu vai? ou já foi..? eu estou olhando com eles tbm para essa mesma escola, mas não acho muitas referencias da DCAS. Será que é melhor que a Erin Talita?

      Excluir
  3. Talita, passou super rápido, nossa! Olha, sinto muito que a esocla não tenha sido boa. Infelizmente essas escolas que trabalham com alunos que precisam de visto são, em sua maioria, uma bagunça mesmo - professores mal preparados (e mal pagos), diretores que só querem saber dinheiro e não tem nenhuma formação pedagógica... enfim, é o que eu falo quando me perguntam de escola também: só vale a pena se for uma escola boa, que consequentemente será mais cara. Tomara que você consiga ir pra uma escola melhor no seu segundo ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara!
      Já havia lido seus posts sobre a qualidade de ensino das escolas de Dublin, mas sentindo na pele é outra coisa.
      Tomara mesmo que eu consiga ir pra uma escola melhor, porque pior é impossível! haha
      Beijos!

      Excluir
  4. Concordo em tuuuuuuuuudo com o que você disse sobre a Erin!!! Parabéns pela sinceridade e pelo blog que é luuuuxo, gata!!!

    Sucesso sempre pra ti!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Aliiice, obrigada pela visita! Pois é, sentimos na pele, agora é bola pra frente e se for pra renovar, que seja pra uma melhor!
      beijos, sucesso pra ti também! ;)

      Excluir
  5. Passei por quase todas as coisas que você citou. Estudei lá 3 anos atrás quando ainda se chamava EDEN SCHOOL OF ENGLISH. E sim, a maior nacionalidade na escola é a brasileira e a segunda maior é a russaa. Se a recepcionista que você está falando chama-se SVETLANA, ela é russa, e alguns diziam que ela é a dona ou uma das donas da escola. Muita gente reclamava dela, mas comigo ela sempre foi de boa. Hoje moro na Rússia, pois minha esposa é russa e nos conhecemos na EDEN SCHOOL, e infelizmente a maioria das pessoas aqui são grosseiras e nada amigáveis, por isso hoje entendo porque muita gente reclamava dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi WeslleyS, a Erin conseguiu se superar, porque não só a russa que é grossa, eles conseguiram contratar uma italiana que é ainda pior que ela! haha

      Excluir
  6. Oi, Talita. Eu concordo em alguns pontos do seu post. Acho que isso varia de pessoa a pessoa. Eu estou na Erin desde outubro e ainda não mudei de sala, nem professor. Por não mudar de professor o material segue uma cadência bem bacana. De todos que estão na minha sala, nenhum mudou de sala. Alguns foram mudados de 2015 para 2016, mas pq grande parte decidiu viajar e com isso a presença caiu para abaixo de 75%, com isso seu nome sai da lista de presença, oq da liberdade pra Erin te mudar de sala e/ou turno como bem entender. E vc ainda tem que pagar os 20 euros. O material didático realmente não é disponibilizado, mas eles te dão o nome dos livros caso queira comprar, mas a maioria não compra pq como acontece comumente, pode vir a mudar de nível, oq seria um desperdício de dinheiro dependendo que como vc trata o assunto. O fato de ter a maior parte brasileiros é um problema para quem quer aprender. Mas eu acho as aulas do meu professor bem legal, dinâmica e ele tem otimo entendimento da língua. O importante é pesquisar. Eu vim aqui tendo a pura noção de que era uma escola simples, o pessoal da agência me avisou isso, mas como eu já tinha o inglês e queria vir pra ca arranjar trabalho na minha área, tudo foi muito bem pensado. Eu cheguei pensando que ia ser horrivel, mas confesso que tive uma surpresa. Mas realmente há muitos amigos de outras salas que reclamam bastante. Mas só posso falar da minha experiência até agora. Tudo é uma questão de ver custo benefício. Meu amigo que fechou comigo preferiu a Malvern pq precisava aprender mais. Mas concordo que a infraestrutura não é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, obrigada pela visita!
      Que bom que você pegou uma turma e um professor bom, faz toda a diferença!

      Excluir
    2. Diego, tem como me chamar no wpp ? vou estudar na erin ano que vem e queria saber da sua experiencia com a escola
      11 97493-9553
      Abraços

      Excluir
  7. Olá Talita!
    Há um tempo entrei em contato com você através do blog e você recomendou a procurar outra escola, e vejo que fiz bem em procurar rsrs vou estudar na ECM, chego em Dublin no ano que vem!
    Você conhece alguém que tenha estudado na ECM que possa passar algumas infos?
    Seu blog é top demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhuan, obrigada!
      Tenho um amigo que estuda na ECM, ele gosta da escola! Acho que é melhor que a Erin sim ;)
      Boa sorte! Beijoss

      Excluir
  8. Acho que tudo é questão de expectativa, a Erin é uma escola barata, tem um motivo pra isso e tenho certeza que te falaram isso quando você comprou o pacote, é a mesma coisa de um carro não adianta comprar um fusca querendo que ele corra igual uma ferrari, inclusive a questão do material é um dos motivos da Erin ser barata, hoje em dia todo mundo tem acesso a informações, quanto a você ter que pagar para mudar o turno, isso é natural as escolas cobrarem, na verdade você deve agradecer pro ter conseguido mudar porque geralmente não dá pra mudar o horário, essas coisas estão no contrato, e claro que é natural você ter que esperar para poder conseguir vagas, exatamente pro isso você ja tem um turno determinado, essa é minha opinião, acho que as pessoas querem pagar mais barato e ter o melhor e não é assim que funciona, da proxima vez o ideal é você procurar algo de acordo com o que você quer e não pelo preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim muito ciente de que a Erin era uma escola barata, agora NADA justifica eles não terem nem uma metodologia de ensino, uma sequência de conteúdo, nada. Era o mínimo.

      Excluir
  9. Olá Talita!! Tudo bem?? E na ISE, você conhece alguém que estuda(ou) para dar um feedback? E na Malvern??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo e você? Aqui alguns posts sobre a ISE... http://www.tanaeuropa.com.br/search/label/ISE%20Ireland
      Sobre a Malvern, minha flatmate estuda e não vale a pena, pois é bem mais cara e mesmo assim só tem brasileiros!

      Excluir
  10. olá bom dia, voce conhece alguma escola com um preço bom e que não seja tão cara? alguma melhor que a Erin?, irei para Dublin em Junho de 2017 com a Egali e eles me indicaram esta escola, viu uns feedbacks dela e não gostei pretendo mudar de escola, obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Oiiii, Obrigada, Talita!!

    Adorei seu esclarecimento sobre a escola, já risquei da minha lista.

    Agora, alguém sabe dizer se é muito complicado fechar diretamente com a escola ao invés de fechar com a agência?

    ResponderExcluir
  12. NOSSA JA ME BATEU O DESESPERO... ESCOLHI A ERIN TAMBÉM E JA FECHEI COM A ESCOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está na Irlanda? Se sim, o que está achando da ERIN?

      Excluir
  13. Que bom que vi esse post antes de fechar com a agência de intercâmbio. Procurei vídeos no YouTube sobre a escola, e lá ela pareceu uma boa, só vi gente sorrindo e falando bem, ainda bem q vc existe pra me dar esse alerta.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Boa tarde. Tem alguma escola "barata" mas que vc saiba que tenha uma boa estrutura?

    ResponderExcluir
  15. Galera, qual a escola custo e beneficio que vocês me indicariam para estudar? Uma que vocês soubessem que tem bons professores e que realmente vala a pena. Estou planejando em ir próximo ano e estou na fase de negociação com a EGALI. Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi pessoal estou em busca de uma agência. Procurei a egali porém rsrs via Erin. Qual a agência que vcs me indicam?

    ResponderExcluir
  17. Alguém fechou com a escola erin? E como a escola esta agora? bom ensinamento ou mesma coisa com o depoimento das pessoas? Estou planejando ir ano que vem...obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tbm pretendo fechar com essa escola mas lendo tudo isso , fiquei com medo , vou pesquisar mais e saber como está agora .

      Excluir
  18. Estudei lá ano passado e gostei bastante! Nessa época que você foi realmente devia ta tendo muito problema com mudança de endereço e professores... mas quando eu fui já estava tudo bem normalizado, graças a deus

    ResponderExcluir
  19. Estou planejando ir em 2020, alguem sabe me dizer se a escola ainda esta ruim???

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal. O que dizem da internacional house? Ouvi dizer que é a melhor pra quem quer focar nos estudos. É verdade? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal. O que dizem da internacional house? Ouvi dizer que é a melhor pra quem quer focar nos estudos. É verdade? Obrigada

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!