08 julho 2016

Trabalhos comuns em Dublin (o famoso subemprego)

Você que está pesquisando seu intercâmbio para a Irlanda, provavelmente já ficou sabendo que aqui é dificílimo conseguir emprego na sua área de atuação do Brasil (não é impossível, mas né). Sobram os subempregos e aí você pensa que vai ter que limpar privada, mas não sabe exatamente o que vai fazer.

Algumas pessoas já tinham me pedido esse post, e depois de 11 meses em Dublin consigo listar os empregos mais comuns entre brasileiros na Ilha Esmeralda. Lembrando que isso não é uma regra, esse post é baseado nas minhas experiências e também de amigos por aqui.

Então vamos lá! Listarei os empregos por ordem alfabética.

> Au Pair/Childminder/Babysitter
É o famoso emprego de babá. Algumas meninas moram com a família, outra trabalham por hora. Aqui nos posts existem vários posts sobre a situação das Au Pairs na Irlanda, aonde procurar, como é a rotina, etc.

 > Autônomos
Meninas que trabalham fazendo unha, cabelo, massagem, depilação, etc. Pessoal fazendo comida pra vender, vale qualquer coisa... brigadeiro, coxinha, empadão, bolo, feijoada, marmitas, pão de queijo. É só passear pelos classificados que você vê a toda hora alguém oferecendo algum tipo de serviço.

> Bar Back
É o trabalho pesado de pubs e restaurantes, então geralmente é feito por homens. Tudo o que tem de carregar peso, trocar barril de cerveja, etc são eles que fazem.

> Barista

Aqui em Dublin existem muitos cafés, então o emprego de barista é bem comum. Você pode fazer cursos no Brasil ou até aqui mesmo que será um diferencial. Como você terá contato direto com o público, o inglês precisa ser bom.

> Bartender

Mesmo caso do Barista, mas com drinks. Se você tiver experiência nessa área no Brasil, consegue um emprego fácil aqui em Dublin, pois o que mais tem é pub por aqui. Também precisa ter inglês para atender o público.

> Cleaner

No bom português, faxineiro. É muito comum por aqui e é o que a maioria dos meus amigos faz. Você pode ser registrado trabalhando para uma empresa de cleaners que limpa lojas, escritórios ou casas; ou trabalhar por conta limpando casas de família. Conheço gente que vive de cleaner a faz uma grana por aqui com isso.

> Delivery
O pessoal que tem bicicleta ou moto trabalha fazendo delivery para pizzarias, restaurantes, etc.

> Floor Staff
Recolher copos e manter mesas e chão limpos em pubs e restaurantes. Eu trabalho com isso, você não para um segundo e é bem cansativo.

> Housekeeper

Conhecemos como camareira, organizar, limpar e trocar roupas de cama dos quartos de hotel. Geralmente são várias horas e é bem puxado, o pessoal fala que é o `kitchen porter´ das meninas.

> Kitchen Porter

Ficar na cozinha de restaurantes e pubs lavando louça e ajudando os chefs (cortando batata, esse tipo de coisa). Tenho vários amigos que são e é beeeem puxado. Várias horas de trabalho, louças e panelões intermináveis para lavar. KP trabalha bastante, e consequentemente, ganha bastante dinheiro até onde eu sei.

> Rickshaw

São bikes com uma cabine atrás que transportam pessoas (em sua maioria turistas) nas noites de Dublin. Geralmente depois de baladas, shows, ou algum evento especial e eles sempre estão pelo centro. Para ser Rickshaw, você precisa alugar essa bike e até onde eu sei, tem fila para conseguir; pois o trabalho é puxado, porém bem lucrativo. É mais caro andar de Rickshaw em Dublin do que de táxi, mas como quem usa são turistas ou irlandeses bêbados, acho que eles não ligam muito.

> Security
Segurança de balada, vários brasileiros trabalham com isso aqui.

> Transfer
É um trabalho de brasileiro para brasileiros. O pessoal que tem carro e trabalha fazendo mudança, levando as pessoas para aeroporto, baladas, tours (Cliffs of Moher, Belfast, Wicklow, etc). Na Irlanda é bem barato para comprar um carro, o que é caro é o seguro; muitos brasileiros chegam aqui, compram um carro e começam a trabalhar com isso. Vale ressaltar que não é um trabalho regularizado, então se a garda pegar você corre o risco de ter seu veículo apreendido.

> Waiter/Waitress

Garçons e garçonetes trabalhando em pubs, restaurantes, cafés, etc. Como é atendimento ao público o inglês precisa ser bom.

...

E como conseguir esse jobs? Chegando em Dublin, prepara seu currículo e sai distribuindo em todos os lugares possíveis e imagináveis, melhor ainda se for longe do centro. Também faça seu cadastro em sites como o Jobs.ie, Jobbio e Gumtree, pois há empresas que só contratam pela internet.

Não é uma regra que você vai trabalhar em alguns desses empregos e pode ser que eu tenha esquecido algum. Mas espero que eu tenha ajudado a clarear suas ideias e ver o que te espera aqui em Dublin. 

Como dizem por aí, se você foi criado a leite de pera, talvez não aguente. São trabalhos puxados, várias horas... mas quando o dinheiro começar a cair na conta e você comprar sua passagem de ida e volta para Paris por €19,99 na promoção da Ryanair, verá que vale a pena.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

4 comentários:

  1. Ótimo post, acompanho você sempre.... Estou indo em Junho de 2017, Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que legal, você vai adorar! Qualquer dúvida é só chamar :)

      Excluir
  2. Esclarecedor. Em breve vou estar neste universo e ter esse tipo de informação e fundamental. Obrigada

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!