16 abril 2016

A rotina de uma babá na Irlanda



Hoje vou compartilhar com vocês a minha rotina de trabalho aqui em Dublin. Sou babá, ou como chamamos aqui na Irlanda, Childminder. É quando a menina trabalha para a família, mas não mora com eles.

Eu trabalho de segunda a quinta, uma média de 20 horas semanais. Ela me paga €10/hora, o que é um pouco mais que o salário mínimo irlandês. Infelizmente essa não é a realidade de todas as babás aqui, mas isso é um assunto para outro post.

Cuido de duas meninas lindas, uma de 10 anos e a outra de 6. Também de um cachorro chamado Ted e uma gata Taylor (homenagem à Taylor Swift, cantora preferida da mais velha). Os pais se separaram ano passado e elas moram com a mãe, então só moram as 3 (ou os 5) na casa.

Rotina - manhãs
Eu começo às 7h da manhã e vou de bike para o trabalho. A casa fica em D3 pertinho da Clontarf Road, dá 25 minutos, meia hora pedalando. O ônibus que para a 1 minuto da casa que eu trabalho só começa a operar às 7h, então não tenho opção, preciso ir de bike.

Chego e a mãe sai para o trabalho, coloco as lancheiras nas mochilas (a mãe deixa o lanche pronto), preparo o café da manhã delas (elas só comem cereal com leite pela manhã) e tomo o meu café da manhã.

Acordo as meninas às 7h30, a de 6 anos levanta na hora, sempre empolgada. Mas a de 10 é sempre uma novela, tenho que voltar no quarto várias vezes, conversar... ajudo a mais nova a vestir o uniforme, a mais velha se veste sozinha, e elas descem pro café da manhã. Arrumo as camas, abro as cortinas e dou uma ajeitada nos quartos enquanto elas se arrumam.

Depois de tomar o café da manhã elas escovam os dentes, eu arrumo o cabelo das duas (agora elas tão na fase de querer o rabo bem alto, bem irish, acho uma graça) e elas estão prontas. Se a mais nova levanta na hora e elas ficam prontas antes, eu deixo elas assistirem TV um pouquinho como bônus antes de ir. Mas se ela se enrola é uma correria. Saímos de casa sempre entre 8h15 e 8h25.

É 20 minutos andando até a escola, sempre levamos o cachorro para passear, minha chefe pede isso todos os dias. Depois de deixar as duas eu estou livre, das 9h às 14h. Antes eu ia para a aula nesse período, mas agora que estou de férias posso fazer o que quiser, assim como ficar na casa.

Isso se repete nas segundas, terças e quintas. Não trabalho quarta pela manhã e sexta estou sempre off.

Rotina - tardes
Vou caminhando com o cachorro (sempre) até a escola, a aula da pequena acaba às 14h15 e da maior 14h20. Segundas e quintas a mais velha tem atividades na escola depois da aula (francês e dança), então só volto com a pequena. Geralmente ela ganha carona de alguma amiguinha até em casa depois.

Chegando em casa a regra é elas sempre fazerem o dever de casa antes de qualquer coisa. Sem TV, sem ipod (o que nem sempre a mais velha respeita), etc. Enquanto isso eu vou preparando o lunch/dinner. Elas só têm uma grande refeição diária por volta das 15h, 16h, que eu nunca sei se é almoço ou jantar porque cada dia elas mesmas falam uma coisa. A mãe quase sempre deixa algo preparado, eu só preciso fazer algum acompanhamento como arroz, purê de batatas, essas coisas.

A parte da comida é sempre meio tensa porque elas são bem enjoadinhas para comer, eu nem me atrevo a preparar algo diferente, pois sei que elas não vão comer. É o que a mãe deixa mesmo. No começo era pior, mas já aprendi a lidar com as manhas delas.

A mais nova sempre acaba o dever de casa rapidinho, pois ela tem pouca coisa pra fazer. Completar coisas no livro, pintar e ler para mim todo dia. Eu tenho que assinar uma folha depois que ela lê. A mais velha sempre tem bastante coisas para fazer, e ela não tem foco... é sempre uma enrolação. Ajudo ela principalmente em matemática. A mais nova está pronta querendo brincar e eu preciso ajudar a mais velha, fico como uma barata tonta as vezes.

Quando ela finalmente termina as duas podem brincar. Ou elas inventam uma brincadeira, ou assistem TV até a mãe chegar. Ela chega por volta das 17h20, 17h30 todo dia e eu estou liberada. Mas ela sempre me paga até às 18 horas independente do horário que ela chega.

Eu não preciso limpar a casa, ela tem uma cleaner todas a quintas. O que preciso é tirar/colocar a louça na máquina de lavar, ajeitar e varrer a cozinha, a parte que eu sujo.

Isso se repete de segunda à quinta, sexta a mãe não trabalha e fica com as crianças. Quarta a rotina é um pouco diferente porque elas têm aula de Speech and Drama (uma espécie de aula de teatro) no meio da tarde e eu preciso levá-las. Mas neste dia a mãe trabalha de casa e geralmente estou liberada depois das 16h15.

Claro que isso é um resumo, pois todo dia temos desafios diferentes. Ser babá é trabalhar com vidas, e é muito gratificante. Cada vez que ouço um `I love you´ sei que tudo vale a pena, porque vindo de criança, é sincero!

Muito falam que a parte do subemprego no intercâmbio é difícil, eu não considero babá um subemprego. É uma responsabilidade enorme cuidar do filho (e cachorro) dos outros. Além do que, tudo o que você faz é para uma pessoa, então você dá sempre o seu melhor.

Não me arrependo nenhum pouco de ter largado tudo no Brasil para viver essa experiência na Irlanda. O crescimento é sem igual, e viver uma vida sem stress, também. Se sou feliz sendo babá na Europa? Sim, e muito! Mais feliz do que era no Brasil.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

15 comentários:

  1. A diferença entre almoço e jantar. Eles chamam diner as refeições grandes. Não importa a hora. Se eles comem bife com purê e legumes as 13:00 eles chamam de diner

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita...te mandei um direct no instagram e agora estou seguindo seu blog. Nossa, não vejo a hora de ir pra Irlanda, tenho certeza que serei também muito mais feliz do que no Brasil kkkkk.
    obrigada pelas dicas.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi talita tudo bem eu sou baba com experiençia como eu consigo em prego de baba ou diaristo no auropa

      Excluir
  4. Olá ... achei seu blog e achei muito bom mesmo. Você teria como falar comigo no whatssap? Queria tirar umas duvidas. Obrigada.
    081-987678774

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, estou aqui em Dublin e gostaria de uma dica de site para trabalhar cuidando de crianças. Me indique um site.

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!