19 abril 2017

Renovando o visto de estudante de inglês pela última vez - Stamp 2



E chegou a hora da minha última renovação como estudante de inglês. Quando tirei o visto pela primeira vez, e também na primeira renovação ainda não havia o sistema de agendamento online, você tinha que madrugar na fila, então dessa vez o processo foi diferente.

Como meu visto vencia em 16 de abril e eu não poderia ficar com ele vencido por muito tempo por causa do trabalho, eu fiz meu appointment na imigração 2 meses antes, e consegui já para o dia 18 de abril (dia 17 era feriado).

Meu appointment era às 11h da manhã, cheguei às 10h40 e é necessário se apresentar na recepção com o email da sua reserva (não precisa ser impresso, pode ser no celular mesmo), passaporte e GNIB antigo. Peguei a senha 111 e estava na 80 e poucos.

Esperei uns 25 minutos até chegar a minha vez, entreguei o Seguro Governamental, Passaporte e GNIB para a atendente e ela me pediu também a Visa Letter. A minha escola disse que não era necessário levar porque eles mandavam por email, mas a atendente não conseguiu achar a minha lá, então ela pediu para eu ir buscar na escola e voltar às 14h30 com a carta.

Olha foi um drama, eu poderia ter saído de lá meio dia com tudo pronto, mas tive que ir atrás dessa carta e voltar lá mais tarde. Várias pessoas que estavam lá para renovar o visto com outras escolas estavam com suas respectivas cartas, só eu não. A recepcionista da SEDA disse que isso nunca tinha acontecido, mas eu fui premiada. Se eu fosse trabalhar a tarde, teria perdido meu dia de trabalho. Portanto eu recomendo levar uma cópia dessa carta com vocês, mesmo que sua escola diga que não é necessário.

Então busquei a carta e voltei às 14h30 como ela tinha me pedido, dessa vez não precisei pegar senha, só fui no guichê e a mesma moça me atendeu direto. Bem rápido, pegou os documentos, tirei a foto, paguei os 300 euros (com cartão) e era só esperar o GNIB. Umas 15h40 estava pronto.

Sobre o attendance, renovei com 80,25% e ela não questionou nada (o ideal seria 85%). Uma menina que estava na minha frente renovou com 66% tendo sido expulsa da escola e também não falaram nada.

E sobre o teste que eles estariam cobrando (fiz o TIE da outra vez), ela também não pediu nada. Aliás, até hoje não ouvi falar de ninguém que foi renovar o visto e eles pediram algum teste de inglês. Como esses testes em geral são caros acho que não vale a pena fazer, a não ser que você vá usar para alguma coisa.

E assim foi a minha última renovação como estudante de inglês.  Minhas aulas voltam dia 15 de maio agora. Acabei ganhando 9 meses porque eles seguiram a carta da escola, levei sorte!




Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol



:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!