10 abril 2016

Passeio: Irlanda do Norte

Ontem foi dia de conhecer mais um novo lugar: a Irlanda do Norte. É tão pertinho, mas ainda não tinha rolado a oportunidade de ir.

Para quem não sabe a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, e é a única nação não situada na Grã-Bretanha. O Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.


Minha amiga me convidou para fazer essa viagem com ela, já que o namorado dela é transfer e já iria levar um pessoal, ficou €35,00 para cada um.

Nossa primeira parada foi na Rope Bridge, uma ponte suspensa de cordas situada perto de Ballintoy, condado de Antrim, na Irlanda do Norte. É uma ponte com 20 metros de comprimento, com 30 metros sobre o mar e une uma pequena ilha chamada Carrick-a-Rede com a costa da Irlanda.



Para atravessar a ponte é preciso pagar, e como é Reino Unido, o valor é em pounds, £5,90 por pessoa. Você pode pagar com cartão ou mesmo com Euros, mas eles dão o troco em libra.


Eu não paguei para atravessar a ponte e depois me arrependi. Mas mesmo que você não atravesse, vale a ida até lá, pois do lado esquerdo da ponte há uns cliffs maravilhosos, e desta vez levamos sorte de pegar um dia bonito. Consegui descer e ficar pertinho do mar, sempre gostoso e me faz matar um pouquinho as saudades do Brasil.






Depois seguimos para a Giant´s Causeway (Calçada dos Giantes), o local que eu mais queria visitar. Fica a poucos minutos de carro da Rope Bridge. O acesso à pé é gratuito, mas você pode optar por um tour com guia que custa £9,00 e eles te levam até o local de ônibus. Não é longe e acredito que não tenha necessidade.







Fiquei muito, mas muito impressionada com a Giant´s Causeway, é muito maior do que eu imaginei! Pensei que era um local pequeno, mas não. Fiquei boba com o formato das pedras e com tudo, é perfeito! Foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO em 1986 sob o nome de `Calçada do Gigante e sua Costa´, e como Reserva Natural em 1987.

Pesquisando descobri que esse local resultou de uma erupção vulcânica ocorrida há certa de 60 milhões de anos. É um conjunto de cerca de 40.000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se fossem uma enorme calçada de pedras gigantescas, é surreal. A atividade vulcânica fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000ºC. Quando entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou. O magma é comporto por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha, ele se encolhia à medida que se resfriava lentamente e, por causa da sua composição química, fendas hexagonais regulares se formaram na superfície. Enquanto o magma continuava a se resfriar por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto.

Mas segundo uma lenda irlandesa a origem da Giant´s Causeway é outra. Havia um gigante chamado Finn MacCool que queria enfrentar um gigante escocês chamado Benandonner em uma luta, mas com um problema: não existia embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que MacCool resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunar de pedra. Bennandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada até a Irlanda. Ele era mais forte e maior que MacCool, percebendo isso a esposa do gigante irlandês decidiu vesti-lo como um bebê. Quando Benandonner chegou à Irlanda e viu o bebê, pensou: ´Se o bebê é deste tamanho, imagine o pai!´, e fugiu correndo de volta para a Escócia. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacChool, destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada do Gigante.

Saindo da Giant´s Causeway fomos em direção à Belfast, capital da Irlanda do Norte, pouco mais de 1 horas de carro. A ideia era visitar o Titanic Museum, mas como chegamos tarde (por volta das 18h) já estava fechado. Eu não tinha vontade de entrar porque o preço é meio salgado (£17,50 para adultos), mas confesso que mudei de ideia ao chegar lá. O museu é lindo e parece ser muito interessante, um passeio que quero fazer quanto voltar à Belfast. Você pode comprar os tickets antecipadamente pelo site se quiser, além de obter maiores informações.



Fomos dar uma volta no centro, mas várias coisas já estavam fechadas, inclusive o Fish and Chips The Chippie, onde a Rihanna gravou o clipe We Found Love. Fiquei frustradíssima, como uma lanchonete não fica aberta sábado à noite?


Ficamos um tempo lá e depois seguidos de volta para Dublin, chegamos por volta das 21 horas aqui. A previsão era chuva, mas o tempo se manteve firme o dia todo, levamos muita sorte e foi um sábado para ficar na memória.

Fonte das informações sobre a Giant´s Causeway: Wikipédia

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!