04 novembro 2015

Estudando na ISE Ireland: Fernando Bispo

Hoje trazemos mais uma entrevista sobre intercâmbio com o meu amigo Fernando Bispo que estuda na ISE. Muito obrigada pela disponibilidade!



Nome:
Luiz Fernando Fontes Bispo

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
26 anos, São Paulo/SP.

Como surgiu a ideia do intercâmbio?
Na verdade surgiu de uma frustração, pelo fato de não ter conseguido uma promoção na empresa que eu trabalhava. Não conseguia enxergar um ambiente favorável para conseguir uma nova chance. O mercado de trabalho estava exigindo bastante inglês para vagas na minha área. Eu olhei minha situação: sou novo, não tenho nenhum compromisso sério e nem filhos. Então a oportunidade seria agora, já pensando a longo prazo para conseguir mais segurança no mercado de trabalho por meio dos meus atributos e experiência profissional.

Está na Irlanda há quando tempo? E quanto tempo pretende ficar?
Estou aqui há 5 meses e meio, ficarei 10 meses aqui.

Como é estudar na ISE? O que mais gosta na escola? E o que menos gosta?
Estudar na ISE no meu ponto de vista está sendo bom, apesar de alguns problemas básicos. Por exemplo às vezes você não encontra água mineral na recepção, mas eu não tenho tanto para me queixar. Afinal de contas você precisa ter consciência de onde você está investido e é claro o valor. O valor que investi na escola não foi dos mais altos, porém, consegui um bom produto que foi o ensino que eu tive, e vem me dando suporte durante esses meses. O que eu mais gosto da escola sem sombra de dúvidas é o professor, Sean King. A aula dele é fantástica, dinâmica e comunicativa, e ao mesmo tempo absorvento vocabulário e gramática. Eu tive classmates que estavam aqui a mais de um ano e comentavam comigo que o inglês deles deu uma melhora significativa depois que começaram a ter aula com ele. O que eu não gosto é a maneira da parte administrativa lidar com as mudanças das leis da imigração, entendo que é um assunto complexo, porém, são afoitos em algumas atitudes.

Qual nível você está estudando?
Estou no Upper.

Você recomenda que outras pessoas estudem na ISE?
Num ponto de vista geral, sim, recomendo.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Vou ser bem sincero, não estou trabalhando, mas não tenho razões para reclamar, não procurei direito. Se eu perguntasse para mim mesmo se eu merecia ter achado, a resposta seria não. A questão se é fácil ou difícil depende, nem no Brasil está fácil, imagine aqui. Isso também vai um pouco da sorte e da batalha de cada um. E uma coisa muito importante aqui é indicação, isso é fundamental aqui. Claro que o nível de inglês também é, mas conheço muita gente com um bom nível de inglês procurando, enquanto outros com um inglês não tão bom, trabalhando. Logo, contatos e personalidade não podem ser deixados de lado.

Qual dica você dá para quem está prestes a embarcar para Dublin?
O que eu indico para a pessoas que estão vindo para cá é uma boa pesquisa: clima, cultura, custo de vida, estilo de vida, noções geográficas (risos), pode parecer engraçado, mas já vi gente reclamando que a Irlanda é uma ilha e que não dá para cruzar fronteiras de carro como em outros países por aqui. Quanto às outras pesquisas que são básicas, é um cuidado que você precisa ter, pois você já vem para um lugar que você não conhece. Essas pesquisas irão lhe fornecer o mínimo de informações que você necessita, afinal, você irá investir uma boa grana nesse seu projeto. Então fica a dica.
Outra coisa que seria uma opinião pessoal, mas que eu acho que pode ajudar vocês: comece a estudar ou ter uma noção básica de inglês aí no Brasil. Eu sei que é difícil pagar curso ou professor particular enquando você está economizando grana para vir para cá, porém, existem muitas ferramentas como YouTube, alguns aplicativos, sites, livros... eu entendo que é difícil você manter uma disciplina em estudar por conta. Mas pensa da seguinte maneira: você chegando aqui num inglês intermediário ou upper intermediário já toma porrada, imagine quando chega zerado. Estudando aí digamos que você diminuiria os impactos das porradas, e otimizaria seu investimento, afinal, se você já chega com uma boa gramática e vocabulário, fica muito mais fácil para você absorver aquilo que você aprender de novo e colocar em prática, aquilo que for aprendendo nas aulas ou até mesmo no dia a dia. Logo você gastaria muito mais tempo saindo, colocando em prática aquilo que você aprende do que horas e horas no quarto estudando.
Estudar é fundamental, mas você precisa aproveitar o diferencial que encontra vivendo fora do Brasil, que seria colocar o inglês em prática.
Planejamento é outra parte que é fundamental em todos os quesitos, mas principalmente na parte financeira. Tente ser o mais conservador possível, junte uma grana, pense na hipótese de trabalhar e fazer uma grana, mas pense naquele velho ditado que a sua mãe sempre falava `não conte com o ovo dentro da galinha´.
Outra dica: venha preocupado em curtir a experiência e aprender inglês, não no número de brasileiros que tem aqui. Tem bastante, mas se você for focado e colocar seus objetivos em prática, conseguirá atingi-los sem a necessidade de evitar brasileiros. E pode apostar que sem eles seu intercâmbio não teria graça, você não precisa fazer isso, só precisa se misturar com outras nacionalidades que Dublin tem para oferecer. São muitas nacionalidades diferentes, literalmente falando, já conversei com pessoas de todas as partes do mundo aqui.

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
Venha e seja feliz, não tenha medo do novo, cabeça erguida, mente aberta, flexibilidade e perseverança nos seus objetivos e sonhos, acho que são as palavras-chave do seu intercâmbio. E como já dizia Charlas Darwin, não são os mais fortes e nem os mais inteligentes que sobrevivem, sobreviverão aqueles que se adaptarem melhor com as mudanças. Mudança será o que você mais enfrentará aqui a partir do momento que você saiu da sua zona de conforto. Pense nisso, venha e seja feliz.
Espero ter ajudado um pouco com a experiência que tenho vivido aqui, estou feliz de ter essa oportunidade de compartilhar isso com vocês. Abraço a todos aí no Brasil, fiquem com Deus!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!