05 janeiro 2016

E o inglês? Como está a evolução?


Me formei no FISK com 17 anos, sempre tive uma base boa de inglês, mas morria de vergonha de falar. Achei que sabia inglês, tanto que escolhi uma escola barata porque achei que não seria o mais importante para o meu intercâmbio. Mas foi chegar na Irlanda que veio o desespero: eu não sabia nada.

Não sei se foi o choque do sotaque, mas como era difícil entender os irlandeses no começo. Me lembro de sempre ter que pedir para as pessoas repetirem o que falavam comigo. Pensava que sabia inglês porque entendia filmes e músicas, mas o sotaque irlandês é nível hard, não tem como comparar.

Me lembro no primeiro mês onde eu só andava com brasileiros, se tinha algum gringo na roda e começavam a falar inglês, eu ficava só ouvindo, pois tinha vergonha de falar.

Até que um dia resolvi ir nas conversações que alguns pubs oferecem aqui, as famosas `Meet ups´, e meu intercâmbio mudou! Mudou porque fiz amigos gringos e comecei a falar inglês. Gringos, não irishs... são da Suíça, Bolívia, Itália, Coréia do Sul, Polônia, mas o mais importante: temos que falar inglês para nos comunicarmos.

Umas duas semanas depois me mudei para morar com uma família irlandesa e foi o pacote completo: morando e trabalhando com irish, saindo com amigos gringos. Claro que também temos brasileiros na nossa turma, jamais falaria para evitá-los, pois estamos no mesmo barco aqui. O que você precisa é saber se misturar.

Conheço pessoas que chegaram na mesma época que eu ou estão aqui há mais tempo e não têm essa vivência com estrangeiros que eu tenho, é praticamente um intercâmbio brasileiro. O inglês não desenvolve, ou levará muito mais tempo para desenvolver.

Estou há 5 meses em Dublin e finalmente me sinto segura com o meu inglês e com o salto gigantesco que ele deu nos últimos meses, e principalmente com as escolhas que fiz para melhorá-lo.

Quem faz o seu intercâmbio é você! Corra atrás! Se você ficar só indo na Diceys com seus flatmates brasileiros, não vai aprender inglês nunca. Não desperdice essa oportunidade única que você tem vivendo em outro país, conheça outras culturas, outros sabores, outros costumes. Se misture!

Mais além farei um post apenas sobre as Meet Ups, onde ir e como elas funcionam. Se tiverem alguma dúvida é só deixar comentários que eu respondo.

Feliz 2016, que seja mais um grande ano para todos aqui na Ilha Esmeralda!

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

11 comentários:

  1. OI Talita. òtimo post. A Escola que vou, ECM, oferece um negócio parecido com essas Meet Up, eu acho. Bom que você achou útil. Entrou na minha lista de truques para melhorar o inglês ai. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonathas, com certeza! Vai ser de grande valia, não deixe de participar.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto! Como encontrar esses meet ups? Tem link ou dicas de app?

    Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode encontrar no site www.meetup.com e escolher a que mais combina com vc ;)

      Excluir
  3. Muito interessante o post, já ouvi de várias pessoas que fizeram intercâmbio em Dublin que é preciso se misturar com os gringos. Fiquei muito interessada nas Meet Ups, aguardo o post sobre as mesmas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode encontrar no site www.meetup.com e escolher a que mais combina com vc ;) Mas ainda vou fazer um post só sobre isso. Obrigada ela visita!

      Excluir
  4. Olá Talita!
    Super curti seu blog! Estou quase fechando um intercâmbio para Dublin na mesma escola que você tá... gostaria de ter mais informações de como a escola está, pois as primeiras impressões que tive não me agradaram muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, eu não recomendo a Erin por n motivos. Tenho mais 5 semanas de aula, não vejo a hora de acabar...
      Investe mais um pouquinho na escola, você não vai se arrepender!

      Excluir
    2. Talita, os seus comentários sobre a Erin pesaram bastante para não escolhe-la. Fique com a ECM.

      Excluir
  5. Oi Talita, fiquei bastante em dúvida quanto ao meu intercâmbio e suas postagens são de grande ajuda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Jhéssica, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!