17 setembro 2016

Culture Night Dublin 2016

Ontem, dia 16 de setembro, aconteceu mais uma edição da Culture Night. Evento criado há 10 anos pelo governo irlandês para valorizar e celebrar a cultura, são diversas atrações gratuitas reunidas em uma só noite por todo o país com a participação de várias cidades.

Toda a programação e atrações envolvidas estavam disponíveis no site e através de livrinhos distribuídos por toda a cidade. A divulgação deste evento foi bem grande aqui em Dublin, era possível ver cartazes espalhados por toda cidade.

No meu primeiro ano de Irlanda, torci o pé e não pude participar da Culture Night, mas neste ano quando comecei a ver os anúncios já convidei todos os meus amigos e fiz minha programação. Este Culture Night estava programada das 17h às 21h, logo teríamos que escolher as atrações principais que queríamos ver.~

Então decidimos: The Book of Kells (Trinity College Library), Dublinia, Christ Church e St Patrick's Cathedral.

The Book of Kells

A Biblioteca da Trinity é muito famosa e principalmente porque as pessoas falam que Harry Potter foi filmado lá. Mas isso não é verdade, pois uma biblioteca de Oxford chamada Duke Humfrey foi usada como cenário. Eu não sei porque começaram esses boatos e nem encontrei na internet o motivo.

Lendas à parte a Biblioteca é maravilhosa, porém pequena. É só o salão que você vê nas fotos, eu achei que teriam mais cômodos.

Nós chegamos na fila às 16h e a visita começava às 17h, fomos o primeiro grupo a entrar. Perto do horário de abertura a fila dobrava a praça 3 vezes, acredito que o tempo de espera era de 1 à 2 horas. Se você quer visitar a Trinity na próxima Culture Night, eu recomendo chegar bem antes como nós.

Para visitar a Biblioteca em dias comuns o valor é €8,00 para estudante e €11,00 para adultos.

Dublinia

Saindo da Trinity fomos direto para a fila da Dublinia, ficamos aproximadamente 1 hora na fila. A Dublinia é um museu que conta a história dos Vikings e a sua relação com a fundação de Dublin.

A exposição é dividida em 3 partes: Vikings, Medieval e Caçadores da História, mostra como era a vida na antiga Dublin com costumes, hábitos, convicções, etc.

A visita é bem interativa e longa, tem muita coisa para ver. Nós passamos bem rápido, pois não tínhamos muito tempo, mas se eu tivesse pagado para entrar com certeza perderia uma boa tarde lá.

É possível subir na torre, depois passando por uma espécie de ponte que passa em cima da rua, você chega na Christ Church Cathedral, englobamos duas visitas em uma só.

Se quiser visitar a Dublinia em dias normais, custa €8,50 para adultos ou €7,50 para estudantes.

Christ Church Cathedral

Confesso que imaginava a Christ Church muito maior, e ela estava bem lotada. É muito bonito lá dentro, mas nada de especial. Para sem sincera Dublin tem igrejas não famosas muito mais bonitas que ela.

Eu sou contra pagar para entrar em igrejas, por isso escolhi visitar nesse dia, pois do contrário nunca iria. A entrada custa €6,00 para adultos e €4,50 para estudantes.

Depois ainda tínhamos a St Patrick's Cathedral para visitar, mas como eu entrava às 21h no pub em que eu trabalho, não daria tempo considerando que gastaríamos no mínimo 1 hora na fila. Na praça da Christ Church haviam várias barraquinhas com comida e decidimos jantar e passar um tempo lá.

A cidade estava muito lotada por conta da Culture Night e acho uma iniciativa muito legal. Fiquem ligados nas datas e atrações do próximo ano!