16 fevereiro 2017

Visto de 1 ano x Visto de 8 meses: maiores diferenças

Quando cheguei na Irlanda, no final de julho de 2015, Dublin estava uma loucura. A imigração havia anunciado que o visto de estudante mudaria de 1 ano para 8 meses a partir de outubro daquele ano e com isso muitas pessoas adiantaram suas viagens para pegar mais tempo de visto.

A imigração acabou se enrolando e a regra dos 8 meses entrou em vigor apenas em janeiro do ano passado. Muita gente entrou em desespero na época, falando que não valia mais a pena vir para Dublin, que o investimento era muito alto para tão pouco tempo, entre outras coisas. O fato é que 1 ano se passou e as pessoas continuam vindo fazer intercâmbio aqui.

Eu peguei o visto de 1 ano e quando renovei pela primeira vez, já peguei 8 meses. Meu visto está quase no fim e agora consigo analisar bem as diferenças entre os dois.

Com 1 ano, obviamente você tinha mais tempo livre. Afinal, eram 6 meses estudando e te sobravam 6 de férias. Então você tinha mais tempo para trabalhar mais, juntar mais dinheiro e viajar.

Agora com 8 meses você passa praticamente todo o seu tempo de visto estudando. Por exemplo, minhas aulas acabarão dia 29 de março e meu visto já vence dia 16 de abril. Isto porque a escola teve uma semana de recesso no Halloween, além de ter parado 3 semanas no final do ano. Nisso já desconta 1 mês do meu visto, fora as 2 semanas de férias que eu mesma solicitei.

Renovando meu visto agora, eu praticamente não terei tempo de descansar até renovar e minhas aulas iniciarem novamente, será tudo muito corrido! Algumas pessoas reclamam também que 8 meses é pouco tempo para juntar dinheiro para renovar, mas eu discordo. Claro que fica apertado, mas não é impossível.

Isso porque a Irlanda tem um dos maiores salários mínimos da Europa (agora são €9,25/hora), o que faz com que mesmo trabalhando part time (20 horas semanais), você consiga juntar uma grana legal. Fora os bicos que praticamente todo mundo que eu conheço aqui em Dublin faz (cleaners, etc). Se você não pagar muito caro no aluguel e não gastar muito com coisas supérfulas, vai dar certo.

Conheço muitas pessoas que decidiram voltar para o Brasil, mas conheço muito mais gente que mesmo com apenas 8 meses, conseguiu renovar. Portanto só depende de você.

Cada um sabe o que é melhor para si, para mim ainda vale a pena renovar, talvez para você não. Dublin é uma caixinha de surpresas e o intercâmbio sendo 8 ou 12 meses só te faz crescer. Aproveite!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!