14 outubro 2017

IELTS - como funciona



No último post comentei que vou prestar o IELTS e algumas pessoas me pediram pra falar mais um pouco sobre ele. O IELTS (International English Language Testing System) é o teste de proficiência em inglês mais popular do mundo para ensino superior e migração global, com mais de 3 milhões de testes realizados só no ano passado.

Atualmente, são mais de 10 mil organizações - entre empresas, instituições governamentais e acadêmicas - em 140 países, que aceitam o IELTS como forma de comprovar os conhecimentos de cada candidato no idioma.

O fato da maioria das instituições aceitarem o IELTS, é porque ele avalia as quatro habilidades linguísticas do candidatos: escrita (writing), conversação (speaking), interpretação de textos (reading) e compreensão oral (listening). 

É organizado pelo British Council, pelo IDP: IELTS Australia e pelo Cambridge English Language Assessment.

- Tipos de Exame
Você pode fazer o IELTS Academic ou o IELTS General Training, dependendo da organização à qual você está se candidatando e seus planos para o futuro.

No meu caso, vou prestar o Academic, que é direcionado para estudantes de graduação, pós-graduação e em busca de emprego. Já o General Training é voltado para quem busca os países de língua inglesa para estudo do idioma, experiências profissionais ou programas de treinamento.

As avaliações de compreensão e conversação são as mesmas em ambos os exames, mas as de escrita e leitura são diferentes. No Geral, os textos e artigos estão relacionados ao dia a dia, quanto no Acadêmico os tópicos são mais analíticos.

- Tipos de Inglês
Como o IELTS é um exame internacional, você deve estar preparado para ouvir uma grande variedade de sotaque em todas as sessões, como o americano, britânico, australiano e neozelandês.

- Como a Prova funciona
Em sua metodologia, os testes são aplicados no IELTS como forma de avalizar habilidades em listening, reading, writing e speaking - dentro de duas horas e quarenta e cinco minutos. Todos os 3 primeiros componentes são realizados no mesmo exame, e mesmo dia, sem intervalo entre eles. O teste de speaking, entretanto, pode ser realizado uma semana antes ou depois dos demais testes. 

Listening
Com duração de 30 minutos, o candidato irá ouvir a 4 gravações de um nativo de língua inglesa, e então responder 40 questões relativas ao que ouviu. Serão avalizadas a sua habilidade de entender as ideias principais, bem como detalhes das informações fornecidas, opiniões e atitudes dos personagens, e desenvolvimento de ideias a partir do que foi ouvido.

Reading
Essa etapa tem duração de 60 minutos e consiste em 40 questões, elaboradas com a finalidade de abranger habilidades de leitura nos mais amplos aspectos. No IELTS Academic, serão disponibilizados 3 longos textos extraídos de livros e jornais acadêmicos; enquanto no IELTS General English são 5 textos curtos retirados de jornais ou outro fonte jornalística.

Writing
Também com duração de 60 minutos, você deve escrever 2 textos. No IELTS Academic, na primeira parte deve-se resumir as informações de um gráfico, diagrama ou tabela, com no mínimo 150 palavras. Depois, deverá escrever um artigo sobre o tema proposto com no mínimo 250 palavras. Já no IELTS General Training, começará escrevendo uma carta, explicando uma situação ou solicitndo uma informação, e por último, também um artigo.

Speaking
Dividido em 3 partes, a duração será entre 11 e 14 minutos e o teste será gravado. Na primeira parte, o examinador avaliará sua capacidade geral através de questões sobre o candidato e sua família - onde vive, trabalha e interesses gerais. Na segunda, o candidato recebe um cartão, pedindo para falar sobre determinado assunto. Você tem 1 minuto para se preparar antes de começar a falar. O tempo máximo desta fase é de 2 minutos. A terceira parte é baseada em perguntas mais aprofundadas sobre a parte dois.

- Classificação do IELTS
Não é um exame que usa o formato aprovado ou reformado. O resultado do exame irá mostrar o seu nível de proficiência no inglês e as classificações vão de 1 a 9, sendo que 1 é a nota mais baixa e 9 a mais alta. Os resultados podem ser notas arredondadas (ex. 6.0) ou quebradas (6.5). As notas de 1 a 3.5 correspondem aos níveis A1 e A2, os quais são de conhecimento básico do idioma, as notas 4 e 5 equivalem ao nível intermediário B1, as notas entre 5.5 e 6.5 correspondem ao nível B2 como intermediário avançado, as notas entre 7 e 8.5 se ligam ao nível C1 como conhecimento avançado e, finalmente, a nota 9 que dá equivalência ao C2, nível de fluência total no idioma.

Os resultados do IELTS mostram notas para cada módulo e uma nota geral de todo o exame. A nota para cada módulo de avaliação é dada de acordo com 4 critérios: a qualidade, a coerência e a consistência das respostas, o quão extenso é o vocabulário utilizando pelo aplicante e qual o seu nível gramatical. Cada critério tem um peso similar na nota final, assim como nas classificações que você receber de cada sessão.

- Validade dos resultados
Depois de realizar o exame, você recebe uma cópia do resultado 13 dias depois de ter feito o exame escrito. Durante o registro para o exame, você pode solicitar cópias dos resultados e que estes sejam enviados diretamente  para 5 instituições acadêmicas. Lembre-se que os resultados serão válidos durante 2 anos. No caso de ter conseguido uma nota abaixo do necessário, você poderá repetir o exame a qualquer momento.

- Como se registrar-se para o IELTS
Em Dublin é só você procurar informações na sua escola mesmo para se increver. O IELTS Academic está disponível em 48 datas diferentes todos os anos e o IELTS General Training em 24 datas. Essas datas são fixas e acontecem 4 vezes por mês, normalmente nas quintas-feiras e sábados. O IELTS é realizado em mais de 900 centros em todo o mundo.

- Custos do IELTS
O valor pode variar de acordo com cada país e centro onde efetuar o exame. Se quiser consultar as informações para o Brasil é só conferir a página oficial do exame.




Espero que eu tenha ajudado vocês, vou continuar compartilhando com vocês a minha preparação e algumas dicas para estudo.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Instagram: @talitanossol


:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!