08 abril 2018

IELTS - meu resultado e como me preparei para a prova

Como comentei anteriormente, eu iria prestar o IELTS final do ano passado para aplicar para a Master Degree. No final das contas fiz a prova da faculdade antes e não precisei do IELTS, mas fiz o exame mesmo assim no dia 9 de dezembro de 2017.

Preparação
Quando voltei do Brasil no início de outubro, mudei para uma turma 100% focada no exame. A escola que eu estudava, a SEDA, oferece essas aulas dentro do curso de General English. Então podemos dizer que passei 2 meses nessa turma antes da provas.

Nas aulas nós basicamente fazíamos as provas. Acho que não há preparação melhor do que praticar o máximo que puder e sempre cuidando do tempo. No Speaking o professor nos gravou para que pudéssemos nos ouvir e reparar nos erros.

Além disso, minha antiga professora, que agora é responsável pelo departamento dos exames, me deu materiais para eu estudar à parte. Isso me ajudou principalmente na preparação do Writing.

Estudei pouco em casa, confesso. Estava sempre cansada já que além das aulas eu estava trabalhando em dois lugares. Comprei esse livro para praticar as provas e foi o que eu fiz antes do exame.


A Prova
Fui cedo para o local da prova, que em Dublin é realizada no Camden Court Hotel. É feito o registro e as bolsas e jaquetas são deixadas em um guarda volumes, depois tiramos uma foto e somos encaminhados para a sala do exame, em que os lugares já são pré-marcados.

Listening
Foi o primeiro e eu estava muito nervosa, algumas respostas não consegui pegar e deixei em branco.

Writing
Você tem 60 minutos para fazer os dois textos e deve administrar esse tempo. Eu gastei meia hora na Task 1 e só me sobrou 30 minutos na Task 2, terminei literalmente nos últimos segundos. Você pode fazer a lápis se quiser, o que eu acho muito melhor.

Reading
Sempre que eu praticava nas aulas eu terminava 10 ou 15 minutos antes, sempre! Nunca pensei que o tempo seria um fator decisivo, mas o fato é que no dia da prova, a tensão, pressão e nervosismo fazem muita diferença. Novamente terminei de passar as respostas no cartão no último segundo. 

Speaking
Meu speaking foi marcado para as 15h do mesmo dia, na escola CES. Foram mais pessoas marcadas para o mesmo horário e nos dividiram em grupos, pois eram vários examinadores. Eu fiquei com um senhor bem simpático, mas estava muito nervosa. Gaguejei, não entendi algumas coisas que ele falou e tive que pedir pra repetir. Saí de lá achando que tinha ido muito mal e com vontade de chorar, pensei que tiraria uma nota muito baixa e estava morrendo de vergonha.

O Resultado

Foi disponível no site a meia noite do dia 23 de dezembro. Quando abri não conseguia acreditar... tirei 7 (a nota máxima é 9)! Não sabia se ria ou se chorava! Até porque eu achei que tinha ido super mal, então me surpreendi com o resultado.

No Speaking que eu achei que tinha ido pior, tirei 7. Fica a lição de não nos desesperarmos antes de ver o resultado.



Dicas
Se posso dar alguma dica para quem vai fazer a prova é: pratique, mas pratique muito o exame, contando com o tempo. Faça muitas e muitas provas completas. Tente sempre terminar antes dos tempos disponíveis para cada parte. Acredito que saber administrar o tempo faz uma grande diferença no final.

Se alguém tiver mais alguma dúvida é só perguntar. No mais, boa sorte para quem vai prestar a prova!


Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Instagram: @talitanossol

:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!