23 março 2015

Lidar com pessoas: o desafio

Quando você começa a pesquisar sobre intercâmbio, uma das primeiras coisas que você faz além de várias visitas ao Google, é naturalmente entrar em Grupos do Facebook.

Existem muitos grupos sobre intercâmbio na Irlanda: específicos de escolas, agências, classificados, etc. Acho muito válido, pois há uma troca de experiências entre o pessoal que quer ir e quem já está lá. Em geral são todos muito solícitos.

Mas a bola da vez são os grupos do WhatsApp, todos os dias são feitos grupos de pessoas que têm o desejo de ir para Dublin e eu acabei entrando em um desses, por curiosidade. Mal sabia eu que ali já começaria o meu grande teste para o intercâmbio.

Quem se propõe a uma aventura dessas já deve ter noção de que vai encontrar todo o tipo de gente do mundo, cada um com seu jeito, sua cultura... quem não tem facilidade em adaptação pode ter sérios problemas. E é aí que entram esses grupos de WhatsApp, pois a sua convivência já começa ali, e os atritos e divergências também.

Quando juntam-se pessoas de diferentes idades, regiões do país, culturas e ideologias, o que deve prevalecer é o bom senso. Acontece que nem sempre é assim. Em uma semana me deparei com pessoas extramamente preconceituosas, mal educadas, imaturas e o pior, todos combinando de se encontrar em Dublin.

Foi aí que acendeu o alerta vermelho para mim: será que é isso que eu quero? Não! Como conviver com pessoas que conseguem arrumar treta todos os dias com pessoas diferentes só conversando pelo celular?! Imagina ter que conviver com esse tipo gente gente? Morar com esse tipo de gente? To fora! 

A única certeza que tenho nessa vida é de que não sou obrigada a nada! Agora estou muito melhor, aliviada e mantendo contato apenas com pessoas queridas e de bom coração. É claro que essa experiência foi muito válida sim, pois agora já sei o que me espera lá, e já vou mais preparada psicologicamente.

Que venham os próximos passos do Intercâmbio...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!