10 novembro 2015

Morando em Bray: Leila Bortoloti

Hoje trazemos uma coisa diferente, porque Dublin não é o único destino para os intercambistas. O interior da Irlanda tem muito a oferecer! Minha amiga Leila mora em Bray e vai dividir um pouco da sua experiência com vocês, muito obrigada pela disponibilidade!



Nome:
Leila Vourakis Bortoloti

Quantos anos você tem? Natural de qual cidade/Estado?
22 anos. Nascida em Santo André, grande ABC, mas mudei para Jundiaí aos 7 anos.

Como surgiu a ideia do intercambio?
Minha irmão trabalhou como aupair nos EUA e foi uma experiência incrível para ela. Sempre amei viajar e conhecer coisas novas. Eu sabia que precisava amadurecer de vez e sair da minha zona de conforto. Juntando com a minha vontade de morar fora, pensei, por que não? Vamos para Austrália. Era o mesmo clima do Brasil, um dos únicos lugares que eu poderia trabalhar (até então eu não sabia que na Irlanda também podia) e eu amo praia, amo aventuras. Por que não Austrália? Comecei a alimentar a ideia, fiz alguns contatos, mas no final, ir para lá sairia muito caro e 11 horas de fuso horário seriam demais para mim. Sou muito apegada a minha família. Quando soube que poderia ter uma experiência similar na Irlanda, a ideia pareceu ainda melhor quando me dei conta que iria para a Europa (EUROPA!). Poderia visitar vários países numa viagem só (porque a Europa fica pequena uma vez que já está aqui) e é a capital da arte! Esqueci a Austrália e fiz as malas.

Há quanto tempo está na Irlanda? E quanto tempo pretende ficar?
Cheguei aqui na manhã de 23 de junho, quase 5 meses. Pretendo renovar meu visto até ter minha cidadania italiana, e assim que me tornar cidadã européia, ganho meu mundo aqui.

Como é morar em Bray?
Morar em Bray tem suas vantagens e desvantagens. A maior vantagem que tenho aqui é que tem menos brasileiros. Mas isso também é uma super desvantagem. Como a maioria é europeu (espanhóis, italianos, suíços e franceses invadiram minha escola), o inglês é a única saída para todos nós. Cheguei aqui com uma base de inglês comunicável e hoje estou no avançado. Você aprende muito rápido quando percebe que essa é a única saída. Eu sinto muita falta de ter um brazuca para rir das piadas intraduzíveis, mas faz parte da experiência. Bray também é uma cidade turística, então me sinto morando em Copacabana hahaha. Eu amo a praia e de domingo há barcos com velas brancas por toda parte. Se o tempo tiver bom (por milagre), vale muito a pena ficar sentada nas pedras da praia só apreciando o mar, a montanha, e a paisagem linda da minha amada cidadezinha.


Por que escolheu estudar no interior?
Trabalhei em duas escolas de idiomas no Brasil e sei que elas funcionam, mas infelizmente não tão rápido quanto aqui. Precisa de inglês para tudo e aprender na marra vale muito a pena. Mas não somente pelo idioma, resolvi fazer um intercâmbio para aprender a viver de verdade. Tinha meu emprego no Brasil e gastava meu salário com Mc Donalds, livros e sapatos. Aqui tenho aprendido a pagar aluguel, água, luz, internet e se der sorte, um sorvetinho no final do mês hahaha. Fazer um intercâmbio vai muito além de aprender uma segunda língua. Acho que te ensina a viver de verdade de uma forma que valha a pena. Você vira cidadão do mundo, aprende palavras e tradições de outros lugares, ganha uma carga de cultura muito grande.

Qual escola estuda? O que mais gosta nela? E o que menos gosta?
Estu na escola PACE. Somente uma agência no Brasil trabalha com essa escola porque o foco dela é totalmente europeu. Acho que somos em 6 brasileiros somente e bem distribuídos em diferentes turmas. A escola foca tanto em gramática quanto em conversação. Apesar do prédio não ser novo, tem uma boa disposição de salas de aula, todos os funcionários são adoráveis e nunca me deixaram sem uma resposta. Uma coisa que sou obrigada a admitir sobre a escola é que eles não têm um bom nível de avaliação. Eu vi gente que não falava tão bem avançando de nível e também gente melhor do que eu ficando para trás enquanto eu subia. Não sei o motivo, mas acho que isso poderia ser um pouco diferente. No meu primeiro dia de aula o diretor me colocou na sala com mais um menino para o `teste oral` e começou com as questões básicas de idade, de onde vem e blá blá blá. Acho que num primeiro dia, com você nervoso, nenhum inglês é tão bom quanto realmente é. Mas num modo geral é muito boa. Sempre provomendo excursões, algumas até de graça.


Quando nível está estudando?
Upper intermediate, porque quero absorver toda a gramática que posso, mesmo minha professora já me perguntando se quero ir para o avançado, porque, de acordo com ela, tenho nível.

Você recomenda que mais pessoas estudem nela?
Em Bray só tem duas escolas e não conheço a outra, mas sim, é boa o suficiente se você quer aprender inglês e fazendo bons amigos internacionais.

Está trabalhando? Como foi para conseguir emprego?
Estou trabalhando como au pair. Consegui meu emprego indo na igreja. Literalmente. Sou Mormon e tivemos uma atividade numa sexta a noite onde eu fui. (Frequentar a igreja ajudou muito com meu inglês, nenhum brasileiro lá, só gringo. Não estou tentando te converter hahaha, mas se você tiver a opção ´grupo do livro´ ou aula de teatro, qualquer atividade que te obrigue a ouvir e falar, agarre que te garanto que é sucesso.) Então, fui nessa atividade da igreja e uma mulher que sabia que eu estava procurando emprego já me apresentou uma outra que estava procurando um aupair e foi assim. O importante é fazer que todos saibam que você está procurando emprego. Sem vergonha. Me mudei para a casa dela em duas semanas e estou aqui até hoje.

Qual dica você daria para quem está prestes a embarcar para a Irlanda?
Tenha certeza de que é isso que quer e esteja preparado para tudo. Porque na verdade, você nunca vai estar. Sair da sua rotina é uma aventura nova e a gente nunca sabe o que esperar, principalmente quando você tem que começar tudo do zero. Não achei que sofreria tanto de saudade, não achei que o frio e a chuva me perturbariam tanto. Por sorte eu sou o tipo de pessoa que se adapta muito rápido. Eu lido muito bem com mudanças, mas tenho fibromialgia e não fiz a fisioterapia necessária no meu pé quebrado, então o frio é a pior parte do intercâmbio para mim. O vento é forte. Bray fica no condato de Wicklow (conhecido como o jardim da Irlanda), rodeada pelas montanhas e pela praia, toda belza natural (que não é pouca) é banhada por um vento muito gelado que me faz sofrer muito. Já tive crise crônica de sinusite das braba por conta disso. Não me arrependo de ter vindo, mas tenha certeza de que é isso que quer, porque vi para a Europa não significa tomar banho de champagne na banheira de um apartamento duplex na frente da Torre Eiffel, infelizmente.
Me falaram que era mais fácil arranjar emprego em Bray, não acho que seja bem verdade. Se eu soubesse, teria ficado em Dublin, mas não posso reclamar. Bray fica a 40 minutos de trem (numa paisagem linda) e 1 hora de ônibus para Dublin.

Deixe uma mensagem para quem sonha em fazer intercâmbio:
A única coisa que posso te dizer é a mesma que me motivou. A frase colada no teto do meu quarto em cima da minha cama no Brasil: Don´t tell people your dream, show them (Não conte para as pessoas os seus sonhos, mostre a elas). Então faça suas malas e enjoy it!




A Leila também tem uma página no facebook em que ela divide sua experiência de intercâmbio, curtam O que que eu vim fazer na Irlanda?

:*

5 comentários:

  1. Oi Talita, vi em um outro post você comentando sobre grupo de whatsapp para estudantes da Erin...chego agora em novembro, gostaria de participar desse! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Manda seu whats pro meu email que te adiciono :) talitanossol@gmail.com

      Excluir
  2. OI Talita, estou indo pra Bray agora em Janeiro de 2016, tem grupo no whatsapp de pessoas de Bray tbm?
    estou procurando grupos na internet e não estou encontrando nda.
    obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou indo para Bray.. se tiver algum grupo de whatsapp me add 69-984811650 Fernando :)

      Excluir
  3. Estou querendo ir para Bray em 2018
    Se puderem me add 11 960813258

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!