25 março 2017

Terminei meu curso na SEDA College e vou renovar lá



Terminei mais um curso de inglês, aleluia! Vou tentar fazer um resumão assim como fiz com a Erin School of English.

Iniciei no dia 29 de agosto de 2016 e terminei em 24 de março de 2017. Tivemos recesso de 3 semanas no final do ano e além disso peguei mais 2 para ir para o Brasil.

No total foram foram 10 professores, 4 turmas diferentes, 1 nível, muitas pessoas legais e novas em todas as turmas.

Retrospectiva
Fiz o teste online e cai no Advanced. Tinha terminado no Upper-Intermediate na Erin, mas como fiquei 6 meses de férias só trabalhando com crianças, meu inglês melhorou muito e acabei caindo direto num nível acima.

Caí em uma turma em que a professora de gramática era polonesa, e o professor do IELTS era americano. A primeira professora era muito boa e o segundo era bem várzea. Caí direito na unidade 4 do livro (ao todos são 7), eles me falaram que me colocaram pra frente de acordo com o meu resultado no teste de nivelamento.

De tempos em tempos toda a escola tem o Progress Test, para avaliação das unidades e também para subir de nível. Como minha turma estava muito pequena eles acabaram nos dividindo e fomos para outra. O primeiro professor era inglês e a segunda era ucraniana.

Essa foi a turma em que mais fiquei mais tempo. Achei que meu nível do IELTS melhorou muito nessa turma. Como eu nunca tinha tido contato com esses testes antes, tive bastante dificuldade no começo e minhas notas era péssimas. Mas com o tempo fui aprendendo os macetes e fui melhorando.

No final do ano terminamos a lição 7 e eu saí de holidays, quando eu voltei me colocaram em uma turma que estava na lição 6, de novo! Então pedi para mudar, os dois professores eram irlandeses e eu gostei especialmente da segunda professora.

Então voltei para o início do livro, para ver as 3 unidades que eu ainda não tinha visto. Com 2 professores irlandeses novamente, mas tivemos alguns problemas com o professor do IELTs e pedimos para trocar. Ele saiu e ficamos um tempo sem professor (mas nunca sem aula, sempre vinha alguém substituir), até vir outro professor irlandês que está com a turma até agora.

PORQUE VOU RENOVAR LÁ

1. Preparação para o IELTS
Ainda não sei o que vou fazer da minha vida depois que acabar minha última renovação, mas se eu precisar prestar o IELTS, a SEDA oferece essa preparação dentro do curso de General English. Aliás, cada nível tem preparação para um exame específico, e no Advanced é o IELTS. É um saco para quem não vai prestar a prova? É. Mas é muito bom para quem quer fazer já que não é necessário buscar um curso específico.

2. Cantina
Comer é uma das coisas que mais gosto da vida e confesso que ter acesso aos salgados maravilhosos da cantina da SEDA me fez sofrer menos de saudade do Brasil. Sem brincadeira! Nada em Dublin se compara à cantina da SEDA quando a assunto é salgados brasileiros.

3. Mix de nacionalidades
Claro que brasileiros são maioria na escola, mas eu nunca fiquei sem ter estrangeiros na minha sala. O que eu acho muito bom e não tive na minha primeira escola. Talvez por estar no Advanced esse mix era maior, mas normalmente minhas salas eram compostas metade de estrangeiros e metade de brasileiros. Durante todo o curso estudei com pessoas dos seguintes países: México, Argentina, Uruguai, Venezuela, Panamá, Costa Rica, China, Japão, Coréia do Sul, Taiwan e Chile (espero não ter esquecido de nenhum).

4. Estrutura e administração
O prédio da SEDA é fantástico e todas as vezes que precisei da administração da escola fui muito bem atendida. Tive problemas pessoais e me deram todo o suporte. Caí de bicicleta e cuidaram do meu joelho, me dando até remédios. Quando reclamamos do professor eles resolveram, não tenho do que reclamar.

5. Organização
Em geral a escola é muito organizada. Se falta professor eles mandam um substituto ou te colocam em outra sala, você nunca fica sem aula. Os professores seguem um programa de estudo, tem uma sequência, uma metodologia. Sem falar o app da escola em que você pode solicitar cartas e acompanhar seu attendance em tempo real, muito prático.


PONTOS A MELHORAR
1. Aulas mais dinânicas
Passei os 6 meses tendo aulas em que o livro era religiosamente seguido. Agora no final disse pro professor que nunca tinha feito algo de diferente e fomos no museu. Algumas vezes pedíamos e os professores passavam algum filme, principalmente os da segunda aula. Mas em geral as aulas eram bem maçantes.

2. Abono de faltas
Não importa se você tem atestado médico ou justificativa, faltas nunca são abonadas. No máximo eles colocam uma notificação no sistema. Na Erin tive um problema e fiquei 1 semana de atestado e minhas faltas foram abonadas, não prejudicando assim o meu attendance. Acho que pelo menos no caso de atestado, faltas deveriam ser abonadas.

COISAS QUE NÃO APROVEITEI
1. Aulas extras
A SEDA oferece uma infinidade de aulas extras, mas como eu trabalho nunca consegui aproveitar nenhum, uma pena. Principalmente para quem está vindo para Dublin, é um prato cheio para melhorar o inglês. Se você quiser passa o dia todo na escola fazendo atividades. A minha flatmate chegou em Dublin há 2 anos sem inglês nenhum e hoje está no Advanced. Ela me disse que frequentava TODAS as aulas extras da SEDA quando chegou e se dedicou muito. Então para quem tem tempo e quer aprender, a escola oferece todo o suporte necessário.

2. Programa de Estágio
Quando postei o principal motivo de ter renovado da SEDA da primeira vez, falei o programa de estágio. Mas eu não consegui aplicar porque um dos requisitos é ter mais de 85% de attendance e como eu tive problemas pessoais no início do curso, nunca consegui atingir. Fiquei frustrada, mas agora tenho mais uma chance.

3. Viagens e passeios
Eles organizam regularmente vários passeios e viagens, como por exemplo para esquiar na Polônia. Por eu estar trabalhando nunca consegui aproveitar.


Olha, em geral eu acho que é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa atualizo o post depois. Lembrando que essa foi a MINHA experiência na SEDA, pode ser que você ou alguém que você conheça tenha tido uma diferente.

Agora tenho um tempinho de férias e minhas aulas voltam em maio.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

Um comentário:

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!