30 junho 2015

E as despedidas continuam: Stammtisch!

A parte mais legal até agora da minha preparação tem sido as despedidas! Faltando agora menos de 1 mês para a viagem, tudo é motivo e desculpa para marcar outra.

No último final de semana teve uma festa alemã aqui em São Bento do Sul/SC, a Winterstammtischtreffen am Plaz, mais uma ótima despedida com meus amigos.


Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch ("mesa cativa" em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.

O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, "mesa de tronco" ou "mesa da tribo". O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.

O evento, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Deixando de lado o nome original germânico "Strassenfest mit Stammtischtreffen", passou a se chamar apenas de Stammtisch (ou Encontro de Stammtische) e passou a ser considerado uma "celebração à amizade".





Para quem não conhece a Stammtisch, fica o convite para quando vierem a Santa Catarina. Ela é realizada em várias cidades do estado catarinense.

Beijo e até a proxima despedida ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!