27 agosto 2016

Passando pela imigração de Dublin - minhas experiências



Um dos maiores medos do pessoal antes de vir para a Irlanda é a imigração. E se eu for barrado? E se eu não entender o inglês? Se eu não souber responder as perguntas? O que eu faço?

Morando 1 ano na Irlanda já passei pela imigração 4 vezes: quando cheguei, quando voltei da Escócia, quando voltei das férias no Brasil e por último depois da minha Eurotrip. Me considero com sorte porque nunca tive problemas na imigração, irei relatar cada experiência.

1ª vez - quando cheguei na Irlanda
Depois de muitas hora de viagem e inglês bem meia boca, passei pela primeira vez na imigração. A mulher confirmou meus documentos da escola, pediu para eu confirmar a data da minha passagem de volta, e por fim perguntou se eu tinha trazido os 3 mil euros exigido pela imigração. Disse que sim e ela pediu para eu ver e começou a contar todo o meu dinheiro. Como eu trouxe espalhado, um pouco na doleira, um pouco na meia, e mais em outros lugares (medo de perder né! Se perdesse ao menos não seria tudo rs), foi um caos! Porque tive que ir tirando aos poucos e ela contando. Depois disso ela me liberou. Por isso se você está vindo, venha com tudo certinho! Eles não pedem para ver o dinheiro de todo mundo, mas pode ser que você seja ´sortudo´ como eu.

2ª vez - voltando da Escócia
Voltando de Edimburgo, minhas aulas tinham recém terminado e eu confesso que estava com medo porque era au pair e não tinha como comprovar como eu me sustentava na Irlanda. Mas eu estava com viagem marcada para o Brasil uma semana depois, o que acredito que tenha me ajudado. Ele perguntou se eu ainda estava estudando, disse que tinha terminado meu curso... "e o que você está fazendo agora?", disse que estava indo pro Brasil semana que vem e ele só carimbou meu passaporte e me deixou passar. Era um sábado a tarde.

3ª vez - voltando do Brasil
Era um domingo a noite, o cara nem perguntou meu nome e só carimbou meu passaporte.

4ª vez - voltando da Alemanha 
Cheguei em Dublin faltando 5 dias para meu visto vencer, então levei a carta da escola comigo caso eles implicassem, mas mais uma vez levei sorte. O cara só questionou que meu visto estava vencendo, disse que ia renovar e antes mesmo de entregar a carta da escola para ele, meu passaporte foi carimbado e eu passei. Era uma terça a noite.



As histórias aqui em Dublin sobre a imigração são as mais diversas, sempre tem um amigo de um conhecido que foi pra salinha, que se enrolou todo, que vasculharam o celular, que descobriram que trabalhava mais horas que o permitido, etc. Eu sempre faço uma limpa no celular por precaução, porque eles são autorizados sim a mexer no seu smartphone se desconfiarem de você. Claro que quem não deve não teve, mas cuidado nunca é demais.

Sempre cheque se você está com tudo em dia para evitar dores de cabeça e boa sorte!



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!