15 julho 2016

Como tirar seu PPS



Depois de quase 1 ano morando em Dublin finalmente consegui tirar meu tão sonhado PPS (Personal Public Service Number), que é equivalente ao nosso CPF no Brasil. Com esse número você tem acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos como a carteira de motorista, além de ser necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Explico: eu trabalho desde o meu segundo mês em Dublin como au pair e childminder, mas nunca tinha sido registrada. Então mesmo trabalhando as horas permitidas pela imigração, na prática meu trabalho era ilegal porque era sem registro e sem PPS.

Antes o pessoal tirava o seu PPS de boa, mas ano passado as regras mudaram e para conseguir tirar o seu, precisa de uma carta do seu empregador solicitando o número. Ou seja, você precisa de um trabalho legal e uma empresa disposta a dar essa carta para você.

Por conta disso, várias vagas de emprego são para quem já tem PPS, para facilitar a vida deles. Porém dificulta a nossa, pois como você precisa de um emprego para conseguir o seu e muitas vagas querem que você já tenha PPS para começar, acaba-se perdendo várias oportunidades.

Então depois de 10 meses da Ilha Esmeralda consegui um emprego part time de Floor Staff em um pub que me forneceu essa carta. 

Como solicitar seu PPS

É necessário um agendamento online para tirar seu PPS que geralmente demora uns 15 dias, portanto assim que você conseguir seu emprego já pode fazê-lo nesse site. É só selecionar a opção Appointments e escolher a data e horário que você quer. No meu caso, fiz a solicitação dia 20/06 e só consegui data para 06/07.

Agendamento feito é só comparecer no local indicado com os seguintes documentos:
- Carta do empregador
- Passaporte
- Comprovante de endereço

Como comprovante de endereço, eles aceitam um extrato bancário caso você não tenha nenhuma conta no seu nome aqui na Irlanda.

Chegando no dia, horário e local do agendamento, um atendente te dará um formulário para preencher e logo após te passará o número do guichê que você deve ir. Importante, eles NÃO vão chamar você no guichê, quando der seu horário você deve se dirigir a ele. Digo isso porque uma amiga ficou esperando chamarem e depois que passou o horário não queriam mais atendê-la.

No guichê é bem rápido, ele preenche seus dados, faz algumas perguntas, tira a foto e acabou. Foi bem rápido, desde que cheguei fiquei lá dentro apenas uns 20 minutos.

Solicitei o PPS numa quarta-feira, na segunda recebi uma carta com o número e na outra quarta já recebi o cartão. Agora só ligar no número indicado para ativá-lo.

É isso, o processo é muito simples, desde que você tenha a carta do empregador. Depois do PPS, há um formulário que você precisa preencher por ser o seu primeiro emprego na Irlanda, o 12A. Quando fizer tudo isso também explico os passos em outro post.



Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol


:*

6 comentários:

  1. Oi Ta, tudo bem? Tenho te seguido nas redes sociais, e esse post sobre o PPS me é muito importante. Uma pergunta: Eles pedem o GNIB para fazer o PPS, ou apenas o Passaporte e carta do empregador? Desde já agradeço. Angélica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Talita,
    Uma duvida!!!

    Vou realizar meu intercambio para Dublin 3 meses,eu posso trabalhar esses 3 meses se eu conseguir a carta para tirar o PPS e juntar um dinheiro para que eu possa ficar mais tempo e ter o GNIB depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, com visto de turista você não pode trabalhar. Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Boa tarde, Talita.
    Estou indo com minha esposa que é portuguesa para Dublin em Fevereiro. Qual a melhor forma para adquirirmos o PPS para ela sem que ela esteja empregada? É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Se ela é portuguesa acredito que possa tirar o PPS sem a carta do empregador! ;)) Obrigada pela visita!

      Excluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!