20 abril 2016

Fiz o TIE: como foi a preparação e o teste

Ontem fiz o TIE Exam na Erin School of English, escola que eu estudei. A Erin é aquela escola bacaninha que não dá o certificado de conclusão do curso sem fazer este ou qualquer exame. Então mesmo que a nova regra da imigração não se aplique a quem terminou o curso agora, se quiser renovar precisa fazer a prova pelo simples fato de que a Erin nao vai mandar sua documentação para a imigração/nova escola, sem isso. Um jeito que eles arrumaram de tirar €100 de cada aluno.


Preparaçao
Ler um livro do seu nível de inglês, no meu caso eu escolhi The Fault in our Stars (A Culpa é das Estrelas), pois já tinha lido em português e desta forma me sentiria mais segura para responder perguntas sobre ele.

Escolher uma notícia do seu interesse em algum jornal (news story), pode ser online também. Escolhi uma notícia sobre aquecimento global e energias renováveis.

Fazer um pequeno projeto, que eles chamam de Investigation, sobre qualquer assunto que você goste. Eles não irão ficar com esse projeto, você usará apenas na prova oral, mas é bom colocar algumas fotos e fazer bonitinho pra mostar interesse. Eu escolhi falar sobre Formula 1.

O que levar para a prova
1. O livro, ou uma cópia da capa e contracapa caso você tenha lido online.
2. O jornal com a notícia escolhida, se pegar da internet é só levar impressa.
3. O projeto.
4. Qualquer ID com foto, eles aceitaram até o Leap Card.
5. Dicionário (opcional), pode ser só em inglês ou até mesmo inglês/português.
6. Um formulário preenchido com seus dados, eles mandam por email.

A prova escrita
Sao duas redações, não tem gramática, questães no estilo vestibular, nada. Apenas duas redações e você pode escolher o conteúdo. 1 hora é o tempo máximo de prova.

Você vai falar sobre o livro ou a notícia, está escrito na prova, não pode escolher. Se tiver que escrever sobre a notícia, na prova oral irá falar apenas sobre o livro e vice-versa. No meu caso era sobre o livro, com duas questões que eu poderia escolher: o que você aprendeu com a história ou fale sobre algum personagem que você gostaria de saber um pouco mais sobre ele. Escolhi a primeira, redação de aproximadamente 150 palavras.

A outra redação você também pode escolhet o tema, no meu caso era comparar duas cidades ou países que visitei ou morei, ou falar sobre meus hobbies e algo novo que gostaria de aprender. Escolhi a segunda.

A prova oral
Estará fixado na porta o horário das provas orais, de meia em meia hora. Minha prova oral era apenas 15h30, entao tive que ficar esperando. Quando for fazer a prova, pode cair tanto no primeiro horário, quanto no último, entao é bom reservar a tarde toda (ou a manhã) para a prova, pois não há como prever.

Sempre faz a prova com mais uma ou duas pessoas. A examinadora foi muito querida e nos deixou bem a vontade. Ela inicia dando play em um gravador e pede para você se apresentar e falar sobre sua cidade no Brasil e o que você fazia lá. Depois começou sobre o meu projeto, onde falei sobre Formula 1, fui falando e ela ia me perguntando algumas coisas, é como se fosse uma conversa. Quando terminei ela perguntou se o outro menino queria fazer alguma pergunta, e ai foi a vez dele falar sobre o projeto, e no final também pude fazer uma pergunta.

Terminada a parte do projeto, falei sobre a minha notícia do jornal, mesmo esquema do projeto, como se fosse uma conversa ela ia conduzindo. Depois o menino falou sobre o livro dele, já que sua prova escrita foi sobre a notícia.

No final, ela deu uma folha com várias fotos de paisagens, perguntou o que faríamos se ganhássemos na loteria e disse para conversarmos entre nós. Dessa vez ela nao interferiu. Quando terminamos a conversa ela encerrou o exame e disse que a escola entraria em contato em algumas semanas com o resultado do exame.

Conclusão
O teste é muito fácil. Durante a prova você pode usar todo o material porque como eles dizem, não é um teste de memória, e sim de inglês. Como eles não checam o livro e a notícia que você escreveu, pode falar o que quiser que eles nunca saberão se estava certo ou nao.

Agora é só aguardar o resultado.

Para acompanhar meu dia a dia em Dublin, siga-me nas Redes Sociais:

Facebook: Tá na Europa
Twitter: @YoSoyTa_
Snapchat: talitanossol
Instagram: @talitanossol

:*

5 comentários:

  1. Oq acontece se não tiver uma boa nota? é possivel agendar novamente?

    ResponderExcluir
  2. Oq acontece se não tiver uma boa nota? é possivel agendar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que para repetir o exame você tenha que pagar a taxa novamente....

      Excluir
  3. Oii Talita!
    Vou fazer o tie sábado e tenho uma duvida..
    O projeto pode fazer no word e levar impresso?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. os alunos que fazem esse teste sao de varios niveis ou eles separam os mesmos niveis para fazer o teste?

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!