03 maio 2015

10 perguntas frequentes sobre acomodação em Dublin

Como já falei anteriormente, recebi uns textos muito bons e informativos do consultor da Agência Mundi e vou postar aqui pra vocês, pois acredito que ajudará muita gente.

O post de hoje será sobre acomodação, abaixo palavras do Maurício:



Separei algumas das principais dúvidas que recebo diariamente dos meus clientes. Espero que ajude :)

1. Onde procurar?
As principais opções para iniciar uma busca efetiva de uma residência fixa em Dublin serão dividas entre: Grupos no facebook, sites especializados, imobiliárias e recomendações de amigos. Fiquem atento também no mural de suas respectivas escolas!
Exemplos:
Sites:
Grupos:

2. Qual a média de valores do aluguel (quarto) e contas?
Os valores variam entre 220 e 650 euros. Dependerá da localidade e distância, quantidade de pessoas que residem no local, se o quarto é single, double e casal, com quantas pessoas você dividirá o quarto, e se o imóvel é apartamento, flat, casa ou stúdio.
As contas podem ser inclusas ou cobradas separadamente. Os valores também dependerão da quantidade de pessoas que residem na casa. Quanto mais pessoas, menos serão os gastos, principalmente a energia (entre 20/35 euros a cada 2 meses), taxa de lixo e internet (entre 5/12 euros).

3. É obrigatório efetuar o pagamento do depósito?
Na maioria das vezes sim (99,9%).

4. O valor do depósito deve ser o mesmo do aluguel?
Sim. Há situações de uma determinada pessoa repassar a vaga com o valor do depósito maior que o aluguel, referente a determinados gastos na casa. Nesse caso, caberá aos interessados avaliarem se a tal proposta é considerada justa ou não.

5. Qual a melhor região para procurar casa?
Normalmente as melhores opções de preços e disponibilidade de vagas (mais brasileiros) concentram-se no centro (ou próximo), como D1, D3 e D7 (lado Norte do Rio Liffey/Ímpar) e D2, D6 e D8 (lado Sul do Rio Liffey/Par). Para quem deseja morar mais afastado do centro (e de brasileiros), há boas opções como D9, D12 e D15, porém o uso de transporte público e bicicletas será frequente.

6. Exige-se carta de referência/trabalho?
Costuma-se exigir carta de referência ou trabalho quando um determinado grupo de pessoas negociam diretamente com imobiliárias e landlords o aluguel de casas, apartamentos, flats ou stúdios. Poderá haver exceções!

7. Qual a importância do endereço fixo?
O primeiro passo do intercambista ao desembarcar em Dublin será obter um endereço fixo (não necessariamente o endereço da sua futura casa, podendo ser emprestado por alguém de extrema confiança).
Motivo: sem um comprovante de residência fixa, não consegue-se iniciar o processo de documentações para o requerimento do visto. Vale destacar que documentos importantes como PPS, Extrato Bancário, Cartão e Senha do BAnco serão enviados diretamente no endereço citado.

8. Posso fechar contrato e antecipar o pagamento, ainda vivendo no Brasil?
Não é recomendável. Algumas opções como conhecer uma pessoa de confiança que possa responsabilizar-se pelas visitas e analisar a vaga é uma opção, mas quem irá conviver na residência é você, logo é preferível esperar.

9. Em quanto tempo consigo achar uma vaga?
Dependerá da agilidade na hora de pesquisar, que tipo de vaga o estudante procura, das exigências e principalmente o valor do aluguel x planilha de gastos x planejamento. Entre 3 a 10 dias.

10. Estou procurando acomodação e não acho vaga. O que fazer?
Não há motivos para desespero. Você irá encontrar uma acomodação. Mas se realmente estiver muito complicado, eu recomendo alugar uma vaga temporária ou um hostel.
Ganha-se tempo para escolher uma boa opção, dentro do seu planejamento e $$$.

DICA
- NUNCA depositem dinheiro na conta de um suposto landlord sem estar com as chaves em mãos. É chave na mão, dinheiro na mão.
- Paguem dentro da acomodação e verifiquem se a chave é realmente da casa.
- Leiam o contrato e cuidado com questionamentos que deem a entender que vocês estarão planejando coisas indesejáveis perante a visão deles, mesmo que o seu objetivo seja apenas residir.
- Visite o local sempre.

Conheça mais o nosso trabalho:
Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!