19 maio 2015

Uma geração que está largando tudo para viajar pelo mundo a fora


Não sei ao certo quando foi, mas há algum tempo atrás, um veículo de informações fez uma reportagem sobre mais um casal que havia largado a vida corporativa e viajado o mundo. Lembro de um comentário que me chamou bastante a atenção: "nossa, não aguento mais notícia desse povo que larga tudo pra viajar o mundo."

Uma coisa é fato: cada vez mais pessoas estão abandonando carreiras promissoras, vagas de emprego disputadas e caindo na estrada e não há nenhuma, até hoje, que se arrependa de ter feito isso. Enquanto a famigerada geração Y corre atrás do tão sonhado status quo, há quem acredite que não se encontrará sua felicidade até estar perambulando pelos meridianos.

Essa geração foi criada para o "sucesso": estuda nas melhores escolas, aprende as melhores estratégias do mercado de trabalho, consegue bons estágios além de ter sido condicionada a acreditar que o sonho é um bom cargo em uma empresa de destaque, um endereço para se ter orgulho e o conforto de um bom automóvel. 12 horas de trabalho por dia e as complicações na saúde que uma jornada intensa trará compensam. Depois tira-se férias de dez dias na praia, com o celular do lado, caso o chefe resolva passar uma atividade de última hora.

Não é fácil se libertar das amarras sociais e não fazer aquilo que a sociedade espera de nós. Não é fácil caminhar contra a corrente. Há quem não entenda e nunca vai entender porque diabos alguém abriu mão de tudo para viajar. Também há quem queira, mas não tem coragem o suficiente, pois o primeiro passo é sempre o mais difícil. Nascemos em uma geração que deixou tudo preparado para nós, inclusive os nossos sonhos e a linha que separa o que realmente queremos do que aquilo que nos foi imposto é muito tênue.

Viajar é um aprendizado que jamais será ensinado de outra forma. Aprendemos não só novas culturas e novos costumes, mas também muito sobre nós mesmos. Nem os melhores divãs são capazes de nos fazer refletir tanto sobre a nossa própria existência e lugar no mundo do que os dias que passaremos na estrada.

Você busca seus sonhos ou os sonhos que sonharam pra você?


4 comentários:

  1. Eh isso aih, Ta!! Soh qdo as pessoas entenderem que a vida eh mto mais do que posses, dinheiro e oq as pessoas acham de vc eh que elas vao ver a importancia de viajar e de ter experiencias diferentes. Eu deixei para tras uma carreira promissora, Franco tbm, e trocamos tudo por um pais no meio do nada, que ngm nunca ouviu falar, e todas as incertezas que isso trouxe. Hj tenho um trabalho simples, que comeca as 9h e termina as 18h, que nao me traz preocupacoes fora desse horario, que nao faz meu telefone tocar no meio da noite, que me permite dormir tranquilamente sem pensar em metas, que me paga melhor do que no Brasil, e que o dinheiro rende mais do que antes... Saimos de um lugar em que viviamos para trabalhar, e hoje trabalhamos para viver... Sanidade mental nao tem preco! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuu, você me inspirou bastante viu?! Quando vi que vocês estavam se mudando me deu mais coragem! heheheheeh obrigada pelo apoio! Sucesso sempre...beijaao ;)

      Excluir
  2. Eh isso aih, Ta!! Soh qdo as pessoas entenderem que a vida eh mto mais do que posses, dinheiro e oq as pessoas acham de vc eh que elas vao ver a importancia de viajar e de ter experiencias diferentes. Eu deixei para tras uma carreira promissora, Franco tbm, e trocamos tudo por um pais no meio do nada, que ngm nunca ouviu falar, e todas as incertezas que isso trouxe. Hj tenho um trabalho simples, que comeca as 9h e termina as 18h, que nao me traz preocupacoes fora desse horario, que nao faz meu telefone tocar no meio da noite, que me permite dormir tranquilamente sem pensar em metas, que me paga melhor do que no Brasil, e que o dinheiro rende mais do que antes... Saimos de um lugar em que viviamos para trabalhar, e hoje trabalhamos para viver... Sanidade mental nao tem preco! :))

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Talita. Comecei a acompanhar seu blog agora, então vou comentar muito ainda em posts antigos ;) Sobre esse post, penso bem isso mesmo. A vida é muito mais do que trabalhar e pagar contas. E penso que cada vez mais pessoas estão chegando à mesma conclusão. Mas realmente não é fácil largar tudo para realizar essa "loucura". Faço 28 anos esse mês e acabei de tomar essa decisão de passar uma temporada na Europa, coisa que sempre sonhei. Acredito que é sempre tempo quando há vontade, mas também penso que quanto mais esperar, mais difícil ficar romper com o status quo. Carreira, cônjuge, filhos, hipoteca...vão pesando mais e mais na decisão. Sou mais um abrindo mão de um bom emprego/salário enquanto posso me dar a esse luxo. Acredito que esses meses (anos?) na Irlanda serão incríveis e voltarei uma pessoa bem diferente. É isso. Maio/16 estou ai, se Deus quiser. Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!