26 maio 2015

Euros: como comprar? Como levar?


Seu embarque vai se aproximando e você precisa começar a comprar os euros, mas por onde começar?

Eu venho a algum tempo acompanhando a câmbio pelo site Jooin, ele compara as cotações de diversas agências de todos os Estados do Brasil. Como moro no interior, pensei que seria um transtorno ter que ir até outra cidade para trocar meu dinheiro. Mas estava enganada, eles entregam em cidades da região sem custo.

Além das casas de câmbio, você também pode comprar outras moedas em bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Sei que não são todas as agências que fazem essa troca, porém vale a pena dar uma pesquisada, principalmente quem mora nas capitais.

Há duas opções para comprar/levar os euros para a Irlanda:

 Cartão Travel Money

O Travel Money é um cartão para você levar seu dinheiro em segurança, e você pode escolher a bandeira: Visa Travel Money (VTM) ou MasterCard Travel. Pelo o que pesquisei as taxas são as mesmas, só muda a bandeira mesmo, são 2,50 euros cada vez que você utiliza o cartão lá fora.

O problema é que comprando no cartão, você vai pagar o valor do câmbio + o IOF que é bem salgadinho, 6,38%. Não parece tanto, mas como precisamos comprar grandes quantidades (no mínimo 3mil euros são exigidos na imigração) acaba dando uma diferença grande no final.

A grande vantagem do cartão travel money é a segurança, já que você pode levar grande quantidades nele. Além de que se passar algum aperto, seus pais/amigos podem depositar dinheiro para você aqui do Brasil.

Em espécie

Você pode escolher levar o dinheiro em espécie, economizando o valor o IOF. É só comprar uma doleira, colocar num lugar seguro e partiu! Lembrando que é o Euro Turismo que você irá comprar.

Tem gente que morre de medo de andar com grandes quantidades de dinheiro, acho essa questão MUITO pessoal. Cabe você analisar o que é melhor para você: quer mais segurança? Ou quer economizar? 

E se a imigração pedir o comprovante dos 3 mil euros?

É difícil eles pedirem, mas se você escolher levar no VTM, receberá um comprovante quando carregá-lo. No caso de levar em espécie, e só mostrar o dinheiro mesmo.


Faça sua escolha e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!