25 maio 2015

Governo confirma diminuição para 8 meses de visto na Irlanda



O governo irlandês confirmou nesta segunda-feira (25) que o visto para estudantes não-europeus será reduzido para apenas 8 meses. A mudança passa a valer a partir do dia 1º de outubro deste ano. Até lá, as permissões continuam sendo de 12 meses.

A divulgação das novas regras de imigração ocorre após escândalos de escolas de idiomas acusadas pelo Departamente de Justiça de serem "fábricas de visto". Desde abril do ano passado, ao menos 16 escolas foram fechadas na Irlanda. O caso de maior repercussão foi o da IEA (International Education Academy), que fechou as portas após uma denúncia de fraude junto à imigração. Segundo o Departamento de Justiça, a escola ministrava aulas de inglês para estrangeiros não-europeus, mas fornecia aos estudantes umd ocumento de imigração constando um curso CTH, voltados a turismo e hotelaria.

A partir de quando as mudanças entram em vigor?

As novas regras passam a valr no dia 1º de outubro deste ano. Ou seja, alunos que chegarem e se aplicarem ao visto antes desta data, ainda conseguirão o pedido para emissão do visto de 12 meses.

O que muda?

A partir de 1º de outubro, o estudante que vir fazer umc urso de 25 semanas de inglês terá que se candidatas ao visto de 8 meses (antes eram 12 meses), podendo renová-lo por três vezes. Com esta nova regra, os alunos poderão trabalhar 20 horas semanais durante o curso (os primeiros 6 meses de aula) e 40 horas nos 2 meses restantes. Porém, este período onde o aluno pode trabalhar 40 horas semanais se manteve o mesmo, de maio a agosto e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.

Além disso, as escolas terão que comprovar um nível de qualidade emitido pelo QQI (o selo Acels) e possuir um programa de Learner Protection, uma espécie de seguro que garante ao estudante que, no caso de qualquer eventualidade com a escola contratada (encerramento das atividades ou impossibilidade de continuar ministrando as aulas), ele seja realocado para outra escola rapidamente e sem custos (há também a possibilidade de um seguro que reembolse o aluno).

As regras também confiram que os holidays poderão ser solicitados após o aluno cumprir um terço do período de aulas (dois meses). A liberação varia de acordo com a política de cada escola.

Em relação aos vistos para estudantes de graduação e pós-graduação, estes continuam mantidos em 12 meses.

Melhores períodos

Os estudantes que pretendem pegar as regras que ainda estão em vigor devem se programar para chegar na Irlanda até a metade de agosto. Isso porque, os alunos levam, em média, um mês e meio para conseguirem residência fixa e abrirem a conta no banco para, finalmente, receberem o visto.

Para quem vem depois das novas regras entrarem em vigor, o melhor período para aproveitar os meses em que o trabalho de 40 horas semanais é permitido será entre novembro e dezembro. Isso porque o fim dos seis meses de aula coincidem com meados de maio.

Confira a nota oficial do governo (em ingles) aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!