27 maio 2015

Novas regras: minha opinião

Desde a semana passada a tensão tomou conta dos intercambistas da Irlanda com os boatos de que o Governo diminuiria o visto de estudantes de 12 meses para 8 meses, o que se confirmou na última segunda-feira.

O terrorismo e o desespero invadiram as redes sociais, pois mesmo com a possibilidade de renovação, teremos só 2 meses para trabalhar full time e juntar o dinheiro (que não é pouco) para renovar o curso e o visto.

Como chego final de julho e as novas regras valerão a partir de 1º de outubro, é bem provável que consiga o visto de 12 meses. Estou tranquila quanto a isso, mas não posso negar que foi um balde de água fria em muitas pessoas que já estavam com planos traçados, pacotes comprados e tudo certo para viajar após essa data.

O visto na Irlanda demora em média 40 dias para ser tirado, é recomendável chegar no máximo até metade de agosto para ter tempo hábil de tirar o visto antes de 30 de setembro. Inclusive, já vejo muitas pessoas que estavam programadas para viajar no final do ano adiantando suas viagens. Acredito que nessa época será um caos de pessoas procurando por acomodação fixa em Dublin e tudo mais, já que a demanda de gente chegando em agosto será muito maior do que de costume. Enfim, é esperar para ver.

Mas o que muda com as novas regras além da redução de tempo de visto? Elas são de todo ruim? Não! Li um post no blog da Bárbara Hernandes que me chamou muita atenção: Eu não recomendo um intercâmbio na Irlanda, onde ela fala basicamente que ama o país, mas a qualidade de ensino nas escolas é muito precária. É exatamente esse problema que o Governo pretende solucionar com as novas regras.

Além melhorar a qualidade das escolas, irá filtrar as pessoas que vão para a Irlanda fazer intercâmbio. Quem escolhia este destino apenas com o intuito de trabalhar, viajar, etc; já não irá mais. Isso irá privilegiar os alunos que realmente querem estudar e aprender/melhorar o idioma.

Mesmo com essas mudanças a Irlanda continua sendo um dos melhores destinos para se fazer intercâmbio. Sem burocracia para o Visto, permissão de trabalho para estudantes, localização privilegiada, preço... cabe a você analisar quais são suas prioridades.

Eu não desistiria do meu intercâmbio mesmo se caísse na regra dos 8 meses. Quero muito isso, e nós precisamos nos adaptar às normas do país em que pretendemos morar, e não eles que devem se adaptar à nós. Aproveite intensamente esse período e faça valer a pena!



2 comentários:

  1. Oi, Talita! Obrigada por mencionar meu blog aqui. Eu acho que essas novas leis podem ser de benefício dos futuros alunos que vem pra cá pra ESTUDAR, mas ainda tenho minhas dúvidas em relação à eficácia do governo irlandês. Ainda tô pensando se escrevo sobre o assunto também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Bárbara, você que já está aí tem uma visão melhor do que nós. Fico no aguardo... ;)

      Excluir

Dúvidas, sugestões e recadinhos são bem-vindos!